Crianças dos abrigos e casas lares de Aracaju participam de tarde recreativa

Agência Aracaju de Notícias
27/05/2017 18h10

Toda criança gosta de brincar e tem direito a momentos de lazer. Foi pensando nisso que a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça realizou neste sábado, 27, o Projeto Encontro, uma tarde lúdica e interativa com a presença das crianças e adolescentes dos abrigos e casas lares municipais, mantidos pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc).

O evento ofereceu uma tarde recreativa, com brincadeiras, oficinas e cinema, para 86 crianças e adolescentes de zero a 18 anos, sendo cerca de 40 do município de Aracaju. E destas, apenas 17 estão disponíveis para adoção. Para a realização do evento, a Coordenadoria também contou com a parceria do Serviço Social do Comércio (Sesc), que cedeu a unidade Centro para a realização do evento, e do Projeto Acalanto, além do apoio de 46 monitores e organizadores, compostos por servidores e padrinhos do Programa de Apadrinhamento Ser Humano.

Os padrinhos podem auxiliar os meninos e meninas colaborando com o desenvolvimento emocional, afetivo ou intelectual, proporcionando momentos de lazer e diversão, cursos e atividades esportivas, por exemplo. “Para os padrinhos e colaboradores, essa tarde é uma possibilidade de aproximação, reflexão e de ampliação de perfis etários, em casos de interesse de adoção. Queremos desconstruir a adoção apenas como forma de inserção em outra família, mas conscientizar e aumentar a faixa de idade mais solicitada para adoção, que é de zero a três anos. A sociedade precisa repensar esse perfil para que também outras crianças e adolescentes possam vir a ter um lar”, ressalta a juíza coordenadora da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça, Iracy Mangueira.

A coordenadora de proteção especial da Semasc, Lorena Magno, explica que é um momento muito construtivo para o desenvolvimento emocional e para a socialização das crianças e adolescentes. “Ficamos muito felizes de participar desse momento, proporcionando um convívio diferenciado a eles e aumentando a perspectiva de que encontrem uma família. É perceptível no comportamento deles o quanto eles também ficam mais felizes e se sentem mais acolhidos e amados”, afirma.

“Euforia, olhos brilhando e noite sem dormir”, é assim que descreve o psicólogo da coordenadoria, Sérgio Lessa Alves, sobre o comportamento das crianças e adolescentes, devido à ansiedade de saberem que iriam para o Projeto Encontro. ‘Toda a oportunidade que eles tiverem de sair, circular na sociedade e espairecer é muito significativa. Além disso, o lazer é um direito deles previsto no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)”, justifica.

Apadrinhamento

O Programa Apadrinhamento Ser Humano é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes abrigados. Também é uma maneira de aproximá-las de possíveis pessoas que tenham interesse de colaborar com o desenvolvimento delas, podendo optar entre as modalidades: padrinho afetivo (pessoas que demonstrem estabilidade emocional, familiar e que disponibilizem tempo ao afilhado para momentos de lazer), provedor (pessoas que demonstrem condição financeira para a contribuição material sob a forma de dinheiro ou bens) e colaborador (profissionais dos mais diversos segmentos, que se disponibilizem para contribuir com a prestação de serviços nas instituições ou no seu próprio local de trabalho).
Os interessados podem realizar o cadastro online, através do site da coordenadoria .