Guardas municipais serão capacitados na Academia de Polícia Civil

Guarda Municipal
29/05/2017 16h24

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o subinspetor Fernando Mendonça, e representantes de Guardas Municipais de todo o estado participaram de reunião na Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), a convite do diretor, o delegado João Batista dos Santos. O encontro solicitado pelo próprio diretor da Acadepol ocorreu na manhã desta segunda-feira, 29, na sede da instituição na zona Oeste de Aracaju.

Como pauta da reunião foram debatidos o estreitamento da relação entre a Academia e as Guardas Municipais, a cessão do espaço físico e equipamentos para a realização de cursos de formação e capacitação, além da inclusão dos guardas municipais nos cursos e treinamentos ofertados pela  instituição. "Uma academia como a que temos aqui em Sergipe pode suprir muito bem a demanda de todas as forças de Segurança Pública do Estado. A ideia é abrir as portas da instituição e não perder esse contato salutar com as Guardas Municipais, que, na maioria dos casos, chegam primeiro aos locais de crime, juntamente à Polícia Militar. A capacitação desses profissionais é essencial, inclusive, para o bom desenvolvimento do trabalho dos policiais civis, além de reduzirem consideravelmente os índices de crimes de menor potencial ofensivo nos locais onde estão inseridos", afirma João Batista.

A Guarda Municipal de Aracaju tem trabalhado fortemente para a ampliação de convênios que visam a qualificação continuada de seu efetivo, firmando parcerias com a Escola de Gestão Penitenciária, Polícia Militar, Polícia Civil, Agência Brasileira de Inteligência, Exército entre outros. "As parcerias são muito importantes e no caso da Acadepol ainda mais. A instituição é referência em formação e possui o espaço mais adequado para instrução e treinamento. O atual diretor da Academia, quando ocupava a cadeira de secretário de Estado da Segurança Pública. já demonstrava uma boa visão acerca da importância do papel do guarda municipal para a segurança e a necessidade de formação e treinamento para essa categoria, numa atuação em conjunto com as forças estaduais. Sendo cada um dentro dos limites constitucionais. O guardião capacitado e treinado é garantia de melhor serviço para a população que clama por segurança", explica o diretor geral da GMA, Fernando Mendonça.

Seguindo o roteiro de capacitações a GMA realizará no mês de junho um curso de inteligência policial com instrutores da própria corporação, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) com vagas abertas para todas as Guardas Municipais de Sergipe.