Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica é uma das prioridades da Saúde

Saúde
02/06/2017 15h54

Com o objetivo de incentivar os profissionais e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos usuários nas Unidades de Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Primária (Reap), criou o Grupo de Trabalho (GT) do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ). O GT tem se reunido com as equipes do Programa Saúde da Família (PSF) para explicar o que é o PMAQ, como ele funciona e quais os benefícios que o programa traz tanto para o profissional quanto para a comunidade.

Esta semana, um dos  encontros foi na Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, no bairro 18 do Forte, e contou com a presença do coordenador de apoio institucional da Reap , André Baião,  da coordenadora do Programa Saúde do Adulto, Patrícia Rocha,  do coordenador do Núcleo de Promoção da Equidade, Luiz Cláudio Soares, da apoiadora da 6ª região de saúde, Nara Mariano, além da equipe da equipe azul da USF.

De acordo com o coordenador da Reap, Carlos Pilz, o PMAQ é uma das ferramentas que a atual gestão está utilizando para reorganizar o processo de trabalho nas Unidades de Saúde. "Nesse momento o PMAQ representa uma proposta de reorganização da gestão, do processo de trabalho das equipes, buscando a melhoria do cuidado oferecido a  população. Aracaju já participou de outros dois ciclos do programa, mas a gestão anterior não conseguiu dar o apoio necessário para a continuidade. Então agora é um marco importante dessa nova administração municipal, chegar junto das unidades para realizar ações como a autoavaliação dos funcionários, o planejamento de melhoria da infraestrutura para as equipes e o  aumento  da participação dos usuários na definição da política de atenção básica".

Durante o encontro, a apoiadora da região explicou para a equipe do PSF que esse é um programa do Ministério da Saúde que pode representar um ganho extra e a adesão é voluntaria. "Nós estamos nos reunindo com todas as equipes para que elas assinem o termo de compromisso. A partir da adesão, essas equipes vão precisar desenvolver algumas ações que serão avaliadas pelo PMAQ a partir do mês de agosto. Entre os itens a serem avaliados estão o processo de trabalho e a produção de indicadores. A verba enviada pelo Ministério é de R$2.200 para cada equipe."

Atento a todas as explicações, o enfermeiro José Ricardo Teixeira fez uma avaliação positiva da reunião. "Foi muito proveitosa porque a equipe tirou todas as dúvidas que ainda existiam sobre o programa. Fizemos a adesão e acredito que essa é uma forma de incentivar e estimular os trabalhadores que estão na ponta, no atendimento direto aos usuários das Unidades de Saúde da Família", salientou

Entenda o PMAQ

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa, lançado em 2011,  eleva o repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.