Superintendente participa de seminário sobre transporte público em Brasília

Transporte e Trânsito
02/06/2017 17h12

O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, Aristóteles Fernandes, participou na última quinta-feira, 1º de junho, do seminário “Transporte público urbano: desafios e oportunidades”, em Brasília. O evento foi realizado pelo grupo “Valor Econômico” com patrocínio da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU).

A programação contou com painéis e palestras sobre a realidade financeira das empresas que atuam no transporte público do país, modelos de concessão e medidas de segurança jurídica para a área, além de tendências de modernização do serviço nas cidades brasileiras de médio e grande porte.

Aristóteles participou do evento sob orientação do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. “O transporte público é uma prioridade dessa gestão e, por isso, o prefeito pediu que eu fosse ao seminário acompanhar as discussões sobre o assunto e discutir com especialistas de renome na área de mobilidade para aplicarmos à nossa realidade. Foi muito proveitoso”, avalia o superintendente da SMTT.

O seminário

O seminário “Transporte público urbano: desafios e oportunidades” foi aberto pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso. Ele fez uma explanação sobre os gargalos para a área no Brasil e o que pode ser considerado prioridade, hoje, para o Governo Federal liberar recursos com maior agilidade.

Representantes de entidades ligadas às empresas de ônibus também falaram sobre a realidade econômica do setor que, segundo tais entidades, vem enfrentando queda na arrecadação. E especialistas da área do Direito fizeram uma apresentação sobre novas modalidades de contratos de concessão e segurança jurídica.

O superintendente da SMTT de Aracaju destacou a palestra de abertura, feita pelo Secretário Nacional de Mobilidade Urbana. “Foi muito esclarecedora, pois retornamos a Aracaju com mais conhecimento sobre os caminhos que podem ser trilhados para garantir apoio do Ministério das Cidades para projetos de mobilidade para a nossa cidade”, conclui.