Prefeito prestigia 1ª Feira Qualiarte, no Inácio Barbosa

Agência Aracaju de Notícias
04/06/2017 18h57

O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou, na tarde deste domingo (4), a primeira edição da Feira Qualiarte, iniciativa da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que estimula o empreendedorismo e a geração de renda. A praça Monteiro Lobato, no bairro Inácio Barbosa, foi o local escolhido para dar início ao projeto, que coloca à disposição da comunidade produtos artesanais e alimentos, oferta serviços de beleza como corte de cabelo, escova e maquiagem, além de apresentações culturais.

 

“A Feira Qualiarte é uma maneira de mostrarmos à sociedade o trabalho que fazemos na Fundat. Então, nesta feira encontramos artesãos, cozinheiras, cabeleireiros, maquiadores, que passaram por uma qualificação profissional e agora estão aptos a se tornar empreendedores. É um projeto maravilhoso, que combina cultura, tradição e geração de emprego e renda. Nossa perspectiva é que esta feira se multiplique e vá para vários bairros de Aracaju”, afirmou o prefeito. “Esta feira faz parte do esforço da nossa gestão de atuar em várias frentes para fazer com que Aracaju volte a ser capital da qualidade de vida”, reforçou.

 

O presidente da Fundat, Luiz Roberto Dantas, se disse muito feliz com o sucesso da feira. “Esta feira mostra o que é a missão da Fundat. Primeiro vem a formação e depois o cidadão vai para o caminho do empreendedorismo. Este é um grande programa, voltado para a economia criativa. A gente qualifica as pessoas e dá espaço para que eles apresentem os seus trabalhos”, observou.

 

Ele destacou ainda que o entusiasmo dos expositores e a grande participação da comunidade estimulam para que a feira se torne mais frequente. “A ideia é que fosse trimestral, mas o sucesso da primeira edição, com os nossos alunos tão satisfeitos e com a comunidade presente já pedindo para que a feira seja levada para outros bairros, a gente poderá tornar o projeto mensal”, anunciou.

 

Na primeira Feira Qualiarte, foram montados 30 estandes, com a participação de mais de 45 empreendedores, entre instrutores e alunos. Foram comercializados produtos diversos de artesanato, alimentação e ofertado serviços de beleza. Em clima junino, trios pé-de-serra e quadrilhas se apresentaram ao público. Houve também um espaço de recreação comandado pela Secretaria Municipal da Juventude e Esporte (Sejesp).

 

Acompanharam o prefeito os vereadores Antonio Bittencourt (líder do governo municipal na Câmara), Dr. Gonzaga e Vinicius Porto, além dos secretários Luciano Correia, Jorge Araújo Filho, Luis Fernando Silveira, Fernando Mendonça e a presidente do Aracaju Previdência, Avilete Ramalho.