Semed intensifica capacitação dos professores da rede municipal

Educação
05/06/2017 15h36

De 5 a 9 de junho os professores da rede municipal de ensino levarão para o ambiente escolar os assuntos tratados no programa Horas de Estudo desde a sua retomada, em abril de 2017, depois de dois anos de suspensão. O programa é dividido em três momentos: ciclo de palestras, estudos nas escolas, e oficinas pedagógicas e cursos. Na semana de 29 de maio a 3 de junho, os professores receberam a palestra ‘As contribuições da neuropsicopedagogia para a organização pedagógica da escola', proferida pelo diretor do departamento de educação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Manuel Prado.

É essa discussão que subsidiará as discussões no ambiente escolar essa semana. A secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite, participa semanalmente das atividades do programa Horas de Estudo e conta o que está achando do programa. "Uma palestra sobre neuropsicopedagogia é de fundamental importância para as escolas, os alunos só aprendem o que faz sentido e aqui estamos estimulando a aprendizagem para além da normatividade. Nós estamos trabalhando o aluno e os professores como seres humanos completos e a aprendizagem é só mais um desses processos que envolvem a vida humana, então é importante que os nossos servidores estejam bem preparados para atenderem os alunos da melhor forma que alcançarmos", salientou a secretária.

A coordenadora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Letícia Soares, Ivanilde de Santana Lima, mostrou que a expectativa de levar as discussões para o ambiente escolar é grande. "Aprendemos a ter uma visão mais humana e mais holística em relação aos nossos alunos, é entendendo esses alunos que a gente vai conseguir melhorar o processo de aprendizagem, então eu estou muito feliz pela oportunidade de levarmos uma discussão tão rica para o ambiente escolar", afirmou.

Ivanildes analisou ainda que essas capacitações impactarão na segurança do corpo docente. "Depois dessa capacitação os professores com certeza estarão mais seguros, pois o aprendizado conquistado aqui será transformado em ações práticas de melhoria do ambiente escolar, tanto para os professores quanto para os alunos".

Já a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Quintina Diniz, Nadja Silva Bispo, disse que essa semana os professores terão a oportunidade de colocar em prática os conceitos de neuropsicopedagogia que aprenderam na palestra. "A palestra fez a gente enxergar os conceitos por trás das reações cognitivas das crianças. Aprendemos sobre comportamento, sobre ligações neurológicas que as crianças fazem, sobre algumas reações mais agressivas ou arredias. Saímos desse ciclo de palestras com uma bagagem fantástica para levarmos para a sala de aula", avaliou.

Rita Amorim é a coordenadora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), setor responsável pela coordenação do programa Horas de Estudo na Semed, e explica as que a prioridade do programa é tornar os professores construtores desse processo formativo. "A grande importância da Hora de Estudo é a cooperação, a colaboração dos professores no processo de formação continuada. Nós planejamos os cursos, as palestras e oficinas baseadas na realidade que os professores enfrentam em sala de aula, então essa semana eles estarão reatroalimentando o sistema de ensino a partir de um processo que eles ajudam a construir", descreveu a coordenadora.