Atuação conjunta da Guarda Municipal e polícia reduz assaltos a ônibus na capital

Guarda Municipal
05/06/2017 16h21

No último final de semana a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) apreendeu facas e drogas em abordagens a suspeitos nos terminais de integração da capital. Ao todo, cerca de 50 pessoas foram abordadas e revistadas principalmente nos terminais da Atalaia, zona Oeste e Centro nos dois dias. Essas ações de policiamento preventivo que visam coibir os assaltos a ônibus e os arrastões a passageiros vêm dando resultados satisfatórios.

Dados apresentados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Aracaju (Sinttra) registram uma redução de 37,7% nos assaltos a ônibus nos cinco primeiros meses de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado. Essa redução acontece exatamente no momento em que as forças de segurança pública do estado passam por um processo de integração, troca de informações e a realização de operações preventivas e repressivas, como a operação Terminal Seguro, lançada pela GMA em fevereiro.

"Mês a mês nós temos conseguido reduzir os índices de crimes nos terminais. Temos combatido fortemente os furtos, roubos e o tráfico de drogas nesses espaços públicos. Cientes dessa nossa atuação, os criminosos têm migrado para outros locais, porém dão de cara com as operações e bloqueios realizados constantemente pelas polícias Militar e Civil. Essas ações conjuntas, aliadas a uma maior participação da população em relação às denúncias, têm feito a diferença", afirma o diretor geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça.

Estatísticas

Entre os meses de janeiro a maio de 2017 a GMA atendeu 501 ocorrências nos terminais e 145 nos ônibus do transporte público. 45 pessoas foram presas e encaminhadas à delegacia, cinco armas de fogo e 85 armas brancas foram apreendidas, além de certa quantidade de entorpecente.