Vacinação contra gripe: Aracaju continua a imunizar somente grupos prioritários

Saúde
05/06/2017 16h02

A Campanha de Vacinação Contra o Vírus Influenza continua em Aracaju até a próxima sexta-feira, 9, em todas as 44 Unidades de Saúde da Família (USFs). Mas, ao contrário da orientação do Ministério da Saúde (MS) em permitir a vacinação para toda a população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai continuar imunizando apenas os grupos considerados prioritários. Essa decisão foi tomada porque as doses enviadas para o município, um total de 187 mil, não são suficientes para atender a todos os moradores da capital.

Os grupos prioritários foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde antes do início da campanha. São eles: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; pessoas com idade acima de 60 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade; e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

A meta de Aracaju é vacinar 138 mil pessoas e até o momento foram imunizadas 65.471. Levando-se em consideração o grupo prioritário inicial de 120.968 pessoas (que exclui professores e população prisional), o número de vacinados representa 54,12% do público alvo. 

Orientações

Para receber a vacina é necessário que todo usuário apresente o Cartão de Vacinação. Os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais precisam levar também uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores devem comprovar a atividade através de algum documento ou declaração da escola onde ensina.