Secretaria da Educação capacita gestores para o Censo Escolar 2017 do MEC

Educação
05/06/2017 17h15

Diretores e secretários das escolas da rede municipal da Educação estão recebendo uma capacitação para o preenchimento do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O censo serve para subsidiar o Ministério da Educação (MEC) com dados reais sobre as escolas públicas e privadas do Brasil para que o órgão faça o repasse de recursos financeiros, repasse de merenda e de livros didáticos, e para que desenvolva as políticas públicas a partir da necessidade real de cada localidade do país.

A diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria da Educação, Tereza Cristina, explicou a importância dessa capacitação para os gestores. “São esses dados que informam ao MEC sobre a realidade de cada de escola do Brasil, como número real de alunos, professores e monitores do programa Mais Educação, isso serve para a criação de políticas públicas de acordo com a necessidade das localidades e para o repasse de recursos federais para cada escola, então é importante que cada gestor esteja preparado para preencher esse sistema com a informações corretas e dentro do prazo dado pelo Inep, que esse ano é o 7 de julho”, enfatizou Tereza.

Reginaldo de Melo Rocha é diretor adjunto da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bonfim e sabe a importância de não errar os dados. “Eu estou na direção da escola há oito anos e sou o responsável por fazer a alimentação desse sistema, mas todo ano faço questão de vir para a capacitação para me atualizar, para saber se alguma coisa mudou. Tem que ter muita atenção, porque as vezes o aluno vem de outro estado e nós temos que atualizar o endereço daquele aluno, verificar o nome do pai e da mãe para não existirem erros”, explicou o diretor.

Já a diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) São Francisco de Assis, Maria de Lourdes Melo Santos, destacou a atenção que os gestores devem ter ao preencherem o sistema do Inep. “É uma responsabilidade muito grande para cada um de nós, porque está em nossas mãos passar esses dados para que o Governo Federal envie recursos suficientes para as nossas escolas”, ressaltou a diretora.

Silvia Karina Falcão, diretora da Emef Dom José Vicente Távora, explicou que a correta alimentação do sistema do Inep impacta diretamente nos recursos que as escolas recebem. “Eu vi que ao longo dos anos os recursos recebidos pela nossa escola foram aumentando porque nós fazemos correta atualização dos dados da escola no sistema do Inep”, afirmou.

A capacitação começou na última sexta, 2, e a Diretoria de Planejamento da Semed está com técnicos disponíveis para atenderem e tirarem dúvidas dos gestores das escolas até o dia 7 de julho, prazo final para a alimentação do sistema do Governo Federal.