Aracaju vence Dia do Desafio

Agência Aracaju de Notícias
05/06/2017 17h09

Despertar para hábitos mais saudáveis. A proposta foi abraçada pela Prefeitura de Aracaju, através Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), que arregaçou as mangas e caiu em campo. O resultado não poderia ser outro: a cidade de Aracaju venceu o ‘Dia do Desafio'. O município que mobilizasse mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vencia o confronto. Ao todo, 247.398 pessoas participaram da mobilização na capital sergipana.  O evento aconteceu mundialmente na quarta-feira, 31.  

Aracaju tinha como concorrente a cidade de Mauá (em São Paulo), que contou com a participação de 156.300 pessoas, o que equivale a 30,35% do total do número de habitantes. A capital aracajuana registrou um total de 43,32% de pessoas envolvidas no evento. A capital, conforme o censo do IBGE, conta hoje com cerca de 517.149 moradores. A computação foi feita pelo Sesc São Paulo e divulgada nesta segunda-feira, 5.  

Para o secretário da Sejesp, Jorge Araujo Filho, o evento serviu para incentivar a população a manter hábitos saudáveis. "O Dia do Desafio é mais uma oportunidade para reforçar junto à população sobre a importância da prática da atividade física, esporte e adoção de hábitos saudáveis. Estamos felizes com o resultado, foi uma ação exitosa. Vamos continuar com essas atividades para ajudar na reconstrução da qualidade de vida dos aracajuanos", informou. 

Ações

O slogan deste ano era "Você se mexe e o mundo mexe junto", e foi justamente isso que ocorreu, por pelo menos 15 minutos, em algum canto da cidade. Várias ações foram realizadas durante todo o dia. Nos calçadões da 13 de Julho e da avenida Visconde de Maracaju, professores de educação física fizeram centenas de pessoas se mexerem com aulas de zumba, fitdance e aeróbico. Nas ruas da capital, uma turma comandou as aulas de ginástica e alongamento.

Surgimento

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre as cidades participantes. No Brasil, o projeto é comandado pelo Sesc e em Sergipe o Desafio ocorreu em 13 cidades, entre elas, Aracaju. Cada cidade sergipana disputou com cidade de outro estado.

De acordo com o coordenador do evento em Aracaju, Kleber Alves, este ano o Desafio contou com um número maior de instituições. "A gente notou um interesse maior das instituições em participar do Desafio. A adesão de 2017 superou anos anteriores. Em 2018, iremos atingir um quantitativo bem maior", afirmou.