Prefeitura apoia inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
06/06/2017 10h38

Auxiliar a pessoa com deficiência na inserção no mercado de trabalho é o principal objetivo do SuperAção, evento realizado pelo Fórum Estadual de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho e que tem apoio da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). A ação ocorrerá entre as 8h e as 14h desta quarta-feira, 7, na praça Fausto Cardoso, no Centro de Aracaju, e está aberta para o público em geral, já que também objetiva a interação da sociedade com a causa.

Durante o evento, as pessoas com deficiência terão à disposição serviços como emissão de Carteira de Trabalho, cadastro e orientação de como elaborar um currículo, oficinas de Braille e libras, confecção de livros sensoriais, além de apresentações artísticas.

De acordo com Everton de Jesus Vieira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD), na oportunidade, não só as pessoas com deficiência serão beneficiadas, mas também toda a sociedade. "O evento tem o foco na pessoa com deficiência, mas também deseja trabalhar com a finalidade de fazer com que o restante da população passe a enxergar o deficiente com outros olhos", frisou.

Instituída em 1991, a Lei nº 8.213 dispõe sobre os planos e benefícios que pessoas com deficiência devem ter em empresas públicas e privadas, ou seja, estabelece uma cota para esse público. No entanto, para além da obrigatoriedade, instituições procuram atuar de forma a fazer com que essa inserção seja feita e vista de maneira natural, não só pelas próprias empresas, mas pela sociedade em geral.

Para a coordenadora do Fórum, Urcelina Porto da Silva, mesmo com a instituição da Lei, muito ainda precisa ser feito. "Muitas pessoas ainda enxergam as pessoas com deficiência como improdutivas e isso não é verdade, elas têm muito a oferecer e a contribuir para as empresas, mas, para isso, é necessário quebrar o preconceito. Mudar o olhar da sociedade é essencial, afinal, empresas são feitas pela sociedade. Nosso foco é aproximar a realidade da pessoa com deficiência da do restante da população e fazer, assim, uma integração que só pode ter efeitos benéficos para ambos os lados", afirmou.

Em sua segunda edição, o SuperAção visa também disponibilizar conhecimento através de trocas de experiências que levem à implementação de boas práticas de acessibilidade, facilitando a integração e a permanências da pessoa com deficiência no ambiente de trabalho.