Assistência realiza avaliação nutricional e física em unidades de acolhimento

Assistência Social e Cidadania
06/06/2017 12h42

Quando o assunto é saúde, os hábitos alimentares são um dos pontos mais levados em consideração para um desenvolvimento sadio, seja para crianças e adolescentes, ou mesmo para adultos e idosos. Diante da necessidade de se avaliar não apenas estes hábitos, mas também nortear ações nutricionais que beneficiem os usuários dos serviços da Alta Complexidade, a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc), através da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, iniciou nesta terça-feira, 6, um ciclo de avaliação e orientação antropométrica nos abrigos, casas lares e no Centro Dia, que atende a pessoas com deficiência.

A avaliação antropométrica, mais conhecida como avaliação física, utiliza parâmetros de medição de Índice de Massa Corporal (IMC), mensuração de percentual de gordura através das dobras cutâneas e circunferências da cintura e do quadril. Permitindo assim a identificação de casos de desnutrição, sobrepeso ou obesidade; problemas na estatura; composição corporal (massa magra, gordura); e riscos de doenças cardiovasculares.

A nutricionista da Semasc, Tatiana Canuto, falou da relevância da análise. "Essas ações são realizadas tendo em vista que precisamos conhecer nossos usuários, saber se eles têm uma necessidade maior em relação a alimentação. Esse diagnóstico é importante pra gente saber como direcionar nossas atividades e preparar um cardápio adequado e direcionado."

Ao todo serão analisados 104 usuários, entre crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência até a próxima semana. "Tudo isso é feito pensando no bem estar deles, atitude que faz parte da segurança alimentar e nutricional. Quando é detectada qualquer disfunção de peso, idade e massa corporal, imediatamente a alimentação é alterada. Se necessário, nós encaminhamos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde, para um tratamento mais adequado. Mas, a princípio, isso é feito como prevenção de diversas doenças no futuro", finalizou Rosane Cunha, responsável pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Semasc.