Mais de dois mil estudantes da rede municipal participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Educação
06/06/2017 17h33

Nesta terça-feira, 6, mais de dois mil alunos do sexto ao nono ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) de Aracaju estão participando das provas da primeira fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). São 21 escolas da rede municipal fazendo parte da maior competição de matemática do país. A expectativa dos estudantes é grande: além de serem avaliados, eles são premiados com medalhas e menção honrosa.

Na véspera das provas, muitas escolas aproveitaram para finalizar os preparativos e treinar os alunos com a realização de simulados, resolução de questões e espaço para tirar dúvidas. Uma dessas escolas foi a Emef Manoel Bonfim, localizada no bairro Bugio.

O aluno do nono ano, Levi Rodrigues Lemos, assume que Matemática não é a sua disciplina favorita, mas ele gosta de participar das olimpíadas para testar os seus conhecimentos. "Esta será a minha quarta participação na prova. Em anos anteriores eu passei para a segunda fase e espero conseguir isso também este ano", fala com expectativa o estudante. Já a estudante Ana Alice de Souza, aluna também do nono ano da escola Manoel Bonfim, revela que o segredo para fazer uma boa prova é "atenção, concentração e paciência para resolver todos os desafios da prova", explica.

Ítalo Ribeiro, estudante do 7° ano da Emef Jornalista Orlando Dantas, e conta que se preparou muito para a prova. "É o segundo ano que eu estou fazendo a prova da OBMEP e esse ano achei um pouco mais difícil que o ano passado, mas assim é bom que já exclui quem não se preparou, minha expectativa é que eu passe para a segunda fase", afirmou confiante.

A preparação dos alunos

O diretor da Educação Básica da Secretaria da Educação (Semed), Manuel Prado, explica que além de avaliar os alunos, a Olimpíada tem como objetivo estimular e revelar os talentos dos alunos em Matemática. "Nós consideramos alguns instrumentos de avaliação da aprendizagem na rede municipal da Educação e a Olimpíada de Matemática seguramente está entre eles. Nossos alunos se empenham para alcançar bons resultados e o corpo docente também se compromete a preparar melhor esses alunos, então se trata de um processo no qual todos saem vencedores desde o início", falou o diretor.

O diretor da Emef Anísio Teixeira, Rogério Tenório de Azevedo, avalia que a Olimpíada de Matemática funciona como um grande termômetro do ensino. "O aluno avalia os seus conhecimentos, os professores avaliam os conteúdos aplicados e a forma como estão ensinando, e toda a rede se empenha para que o nosso corpo discente se destaque e alcance a premiação, mas o processo em si já é muito importante para todos os envolvidos", analisa. 

Os professores se envolvem na preparação dos seus alunos e aguardam ansiosos os resultados da Olimpíada como afirma Anderson Tadeu Gonçalves, professor de Matemática da escola Jornalista Orlando Dantas. "Nossos alunos se prepararam para a avaliação interpretando questões mais elaboradas semelhantes às encontradas na prova, então estamos esperando ter bons resultados", destacou o professor.

Já Fabiana de Oliveira, professora de Matemática da Emef Professor Alcebíades Melo Vilas Boas, chamou atenção para a importância do estímulo que os alunos encontram na Olimpíada. "A OBMEP é uma atividade muito importante para estimular o estudo da Matemática entre os alunos Olimpíada funciona como uma avaliação preparatória para a Prova Brasil nas turmas de 9° ano. É uma forma de estimular o interesse pela matemática", revela.

OBMEP

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é realizada em duas etapas, a classificatória e a eliminatória. A primeira fase acontece hoje nas escolas, com 20 questões objetivas e os alunos melhores classificados dentro do limite de vagas seguirão para a segunda fase. No dia 11 de agosto, serão conhecidos os classificados para a segunda fase com os respectivos os locais de prova. A segunda etapa será realizada dia 16 de setembro.

Prêmios

Os vencedores serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, dependendo da classificação final. Os participantes que não conseguirem medalha receberão certificados de menção honrosa.