V Semana do Meio Ambiente de Aracaju: disseminando o pensamento ambiental crítico e participativo

Meio Ambiente
06/06/2017 22h40

De 4 a 9 de junho, acontece a V Semana do Meio Ambiente de Aracaju. O evento, organizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), visa disseminar o pensamento ambiental crítico e participativo entre a população aracajuana.

Em seu terceiro dia, em prol de uma cidade mais sustentável e participativa, a programação contou com uma variedade de ações que acontecem em diferentes pontos de Aracaju, como no Parque da Sementeira, Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), Oceanário, Museu da Gente Sergipana, Parque do Poxim e no Shopping Jardins.  

Oficinas, rodas de conversa e exposições foram algumas das atrações da programação desta terça-feira. O público está prestigiando e participando da programação. Um exemplo disso foi a participação de Mariana Vilela que, entusiasmada em conhecer as ações da Semana do Meio Ambiente, como a horta vertical, levou sua filha de 4 anos ao Parque da Sementeira para participar do ‘Livre Brincar para Crianças nos Cajueiros", que faz parte da programação.

"Vim conhecer a Semana do Meio Ambiente de Aracaju. Fiquei muito interessada na horta vertical, a equipe da Sema esclareceu todas as minhas dúvidas. Trouxe a minha filha e ela acabou participando também de algumas atividades, se divertindo com os brinquedos feitos de materiais recicláveis. Esse tipo de educação ambiental é muito importante para incentivar, desde pequeno, as crianças    sobre a preocupação com  a sustentabilidade", declara Mariana.

Oficinas

No Parque da Sementeira, iniciando as oficinas do dia, houve no período da manhã a oficina de Horta Vertical, ministrada pela equipe da Sema. Encerrando as oficinas matutinas, a equipe de Educação Ambiental da secretaria realizou a oficina de Confecção de Massinha de Modelar. Já no período da tarde, Naiara Correia ministrou a oficina de Compostagem Caseira.

Rodas de Conversa

As rodas de conversas desta terça-feira se iniciaram com a equipe da Sema abordando temáticas ambientais, como arborização e preservação da natureza. À tarde, a poluição atmosférica foi a temática escolhida para a segunda roda de conversa do dia.

Exposições

Algumas exposições também marcaram o terceiro dia da V Semana do Meio Ambiente de Aracaju, como é o caso da Exposição de fotos "Biodiversidade Aju", que até sexta-feira irá apresentar fotos registradas pelos seguidores das redes sociais da secretaria sobre o meio ambiente.

A origem da exposição se deu em alusão ao Dia da Biodiversidade, celebrado no dia 22 de maio, e serviu para estimular a preservação das espécies da fauna e da flora de Aracaju. Os participantes registraram as suas fotos destacando a biodiversidade de Aracaju e marcaram as redes sociais da Sema usando a hashtag  #biodiversidadeaju. Também houve a exposição de livros infantis sobre temática ambiental, apresentada pelo facilitador Almeida Júnior.

Atrações acontecem até o dia 9

Até sexta-feira, 9, a Sema realizará diversas ações que contarão com a participação não só de públicos já estabelecidos, mas também de toda a população aracajuana que tenha interesse em participar. Para conferir toda a programação, é só clicar aqui.