Prefeitura intensifica plantio de árvores na cidade

Agência Aracaju de Notícias
08/06/2017 09h30

A Prefeitura de Aracaju vem buscando, cada vez mais, reconstruir a cidade e devolver aos cidadãos a qualidade de vida em todos os seus aspectos. Muito disso se dá nas ações voltadas para a melhoria do meio ambiente, que têm sido intensificadas por toda a cidade.

Somente este ano, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), foram plantadas 850 mudas de plantas frutíferas e florestais em avenidas, espaços públicos e escolas municipais. De acordo com analista ambiental da Sema, Taciana Lima Azevedo, atualmente Aracaju tem um índice pequeno de arborização, mas o empenho da administração municipal caminha para mudar essa realidade.

"A cidade tem um índice de aproximadamente quatro m² por habitante, quando o ideal que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica  é de 15 m². Então a gente está tentando intensificar esse plantio na época da chuva para aumentar esse índice", informou.

Um desses locais é a avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, onde cerca de 500 mudas de árvores foram plantadas. A ação faz parte do projeto desenvolvido pela Sema para preparar a cidade para o futuro e aumentar o índice de arborização da capital. Segundo Taciana, na avenida Alexandre Alcino foram plantados dois tipos de árvores: ipê, muito utilizada para paisagismo, e pata de vaca, que é uma árvore com flores que lembram orquídeas. 

Não é um impacto que será visto rapidamente. De acordo com a analista ambiental, a previsão é que em dois anos as árvores  já estejam estabilizadas, mas para atingir o porte grande elas precisam de, em média, cinco anos.

Cooperação

Taciana também alerta para a conscientização: a população tem uma contribuição importante na arborização da cidade, pois todos são responsáveis pelo meio ambiente. Além da possibilidade de realizar o plantio de árvores, o cidadão tem o papel de colaborar com as mudas já plantadas.

"É importante não tirar os tutores, que são essas varas que sustentam a muda, ficar de olho para o pessoal não tirar, para que as árvores crescerem retas. Tem a questão de irrigação, porque às vezes tem dias que pode não passar o caminhão pipa, é sempre importante a população ficar atenta para ajudar também", declarou.

Já para quem quer plantar a árvore em casa, a Sema disponibiliza todo um serviço de orientação. "Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3225-4151 para pedir orientação. A gente vai lá analisar o espaçamento da árvore, e ver a possibilidade de plantar uma árvore de grande ou de pequeno porte. A Sema indica a árvore certa, fornece a árvore e as pessoas plantam em casa", destacou.