Estudantes da rede municipal aprendem sobre ecossistema do manguezal da Treze de Julho

Educação
07/06/2017 14h46

A curiosidade torna o aprendizado mais produtivo e agradável, fazendo com que a vontade de aprender seja maior. E não foi diferente com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidentes Vargas, que nesta quarta-feira, 7, visitaram o manguezal da Treze de Julho e aprenderam sobre o ecossistema desse espaço da capital sergipana.

Essa é mais uma atividade que faz parte da V Semana do Meio Ambiente, uma parceria das secretarias municipais da Educação (Semed) e do Meio Ambiente (Sema), que durante toda a semana têm realizado atividades com passeios e muito aprendizado nos locais de áreas verdes da capital. Os alunos da Emef Presidente Vargas conheceram na prática sobre o estuário na Treze de Julho, que é a transição do encontro entre o rio Sergipe e o mar.

Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e se divertir ao mesmo tempo, um passeio diferente para conhecer a produtividade e diversidade biológica do local. O estudante de 11 anos Adryan Henrique dos Santos relata que estuda na sala de aula sobre o manguezal e que hoje foi um dia para ampliar seus conhecimentos. "Hoje, eu vi na prática o que aprendi na minha escola, muito bom ver de perto a vegetação que faz parte da nossa cidade", declara.

Maria Eduarda Santos Lima, também de 11 anos, aprendeu que é preciso preservar para garantir o desenvolvimento social. "O meio ambiente é essencial para nossa sobrevivência e nunca pode ser destruído, temos que contribuir para preservar, não jogando lixo no chão nem poluindo os rios", afirma.

Para a professora do 4º ano, Célia Maria Siqueira Santos, ver na prática o que os alunos estudam na sala de aula é muito importante para enriquecer o conhecimento recebido na escola. "Estudamos isso com nossos alunos e poder ver de perto como funciona a vegetação, o tipo de solo, a preservação, a conservação, é muito glorioso aprender mais um pouco sobre a vegetação típica do nosso estado. A Semed está de parabéns e que sempre continue fazendo esse trabalho com os nossos alunos, porque uma coisa é a teoria e outra é a prática e estabelecer essa relação só faz contribuir para o desenvolvimento deles", conta.

De acordo com o analista ambiental da Sema, Cleverton Costa Silva, a visita foi para ter uma interação entre ambiente urbano e o meio ambiente de uma forma geral. "Hoje fizemos uma visita guiada a ambientes urbanos, onde mostramos para os alunos a interação desses dois ambientes, mostrando a vegetação dos manguezais, que é um espaço de vivência significativa da nossa capital. Refletimos com eles sobre o encontro do rio Sergipe com o mar, direcionando a análise das paisagens e o contraste entre a natureza e os prédios da parte urbana", explica.