Ambulantes participam de oficina Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

Agência Aracaju de Notícias
07/06/2017 17h06

Com a intenção de capacitar e ampliar os conhecimentos dos vendedores ambulantes e interessados a ingressar nesse meio, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) realizou nesta quarta-feira, 7, uma oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

Para Selma França, diretora de Formação Profissional da Fundat, a oficina, que possui carga horária de 8h e validade de um ano, é necessária para que seja possível atender bem os clientes e prestar um bom serviço. "Essa oficina é importante não somente para os festejos, mas para o dia a dia, já que eles trabalham no comércio informal. É imprescindível que eles coloquem em prática o que vão aprender até porque o consumidor vai preferir aquele que estiver melhor organizado e limpo", salientou.

Segundo o palestrante, Alexandre Ismael, a oficina dá todas as orientações necessárias para as boas práticas de manipulação dos alimentos. "Durante a oficina eles receberam toda a noção de cuidado com a preparação dos alimentos, do asseio, importância social do trabalho deles, além de como acondicionar os alimentos. Tudo isso faz com que sejam evitadas contaminações deles, dos clientes e dos alimentos", contou.

Para a comerciante Eliana Santa Rosa, quanto mais capacitado o profissional for, mais ele obtém renda. "Foi tudo explicado de forma fácil. São coisas que nem sempre prestamos atenção no dia a dia e que é importante serem lembradas por todos os vendedores. Vimos os vários tipos de contaminações possíveis e como manter tudo bem limpo. Dessa forma podemos atrair mais clientes", disse.

Rael Santos estava fazendo o curso pela primeira vez e ressaltou esse tipo de capacitação por parte da Prefeitura. "Esse curso é ideal para quem vai comercializar alimentos. Também é bom que a prefeitura cobra esse curso e ela mesmo oferece de forma gratuita para a população. Gostei muito do que aprendi", afirmou.