Vacina contra a gripe será ampliada para toda a população na próxima segunda

Saúde
07/06/2017 14h22

A partir da próxima segunda-feira, 12, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai liberar a vacina contra gripe para toda a população de Aracaju. As doses vão estar disponíveis em todas as 44 Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital, das 7h às 17h, e serão aplicadas  enquanto durarem os estoques. É importante ressaltar que até a próxima sexta-feira, dia 9, data de encerramento da Campanha de Vacinação Contra o Vírus Influenza 2017, apenas os grupos considerados prioritários vão continuar sendo imunizados. 

Os grupos prioritários foram estabelecidos pelo Ministério da Saúde antes do início da campanha. São eles: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da saúde; pessoas com idade acima de 60 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade; e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

Aracaju recebeu do Ministério da Saúde 187 mil doses da vacina, com a meta imunizar 138 mil pessoas. Até o momento foram aplicadas 68.210 doses. Levando-se em consideração o grupo prioritário inicial de 120.968 pessoas (que exclui  professores e população prisional), o número de vacinados representa 56,39% do público alvo. De acordo com a gerente de Imunização da SMS, Débora Moura, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de 90%. “O grupo de gestantes foi o que teve a procura mais baixa, vacinamos apenas 43% desse publico. Já a procura mais alta foi de idosos, com 68,06% de imunização”.  

Prevenção

A vacinação é a medida mais indicada para prevenir a gripe, que é transmitida de uma pessoa para a outra através de gotículas de saliva expelidas quando o indivíduo que está contaminado fala, tosse, ou espirra e também por meio de talheres, copos ou mãos contaminadas. Mas há alguns cuidados básicos que podem reduzir os riscos de transmissão, como higienizar as mãos, principalmente, antes de consumir algum alimento; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.