Feira da Agricultura Familiar alerta para os perigos do uso do agrotóxico nos alimentos consumidos

Assistência Social e Cidadania
07/06/2017 15h44

Frutas, legumes e verduras fresquinhos, direto da horta do produtor para a casa do consumidor. Sem mediadores que encarecem o preço final e, o melhor de tudo, sem agrotóxicos. Comida saudável e acessível foram as palavras de ordem na segunda edição da Feira da Agricultura Familiar, realizada nesta quarta-feira, 7, na sede da Prefeitura de Aracaju.

Marcada para ter início às 10h da manhã, as vendas começaram um pouco mais cedo, diante da ansiedade de alguns fregueses pela compra das mercadorias. A funcionária pública, Vilma Noronha, foi exemplo disso. De passagem pela região para resolver questões pessoais, ela viu a movimentação e decidiu aproveitar logo a oportunidade. "Eu prefiro este tipo de produto porque é livre de agrotóxicos. O veneno é usado indiscriminadamente no setor agrícola. Então, o que não tem veneno, o que não tem agrotóxico, me interessa muito", exaltou.

Feirante da cidade de Moita Bonita, Antônio Oliveira viu no cultivo do coco e da macaxeira uma opção para fugir da crise financeira e também de por em prática o que mais gosta de fazer: colocar a mão na terra e semear. "Eu tenho bastante coqueiro em casa, cultivo muita mandioca e não tinha como consumir toda essa produção. Há três anos decidi comercializar para complementar a renda da casa. Comecei fazendo por gosto, acabou virando profissão. Da terra e das minhas mãos saem o que de melhor a vida tem a oferecer: alimento sadio".

José Adilson Vicente é apicultor e pequeno produtor de mangabas do Povoado Alagamar, localizado no município de Pirambu. "Seu Mangaba", como é mais conhecido no meio, se orgulha de ter na agricultura familiar o sustento para ele e sua família. "Agrotóxico só traz doença para nós. Orgânico traz felicidade, traz saúde. Meus filhos estão todos criados, alguns seguiram outros caminhos que não a feira, mas todos me ajudam. Já tenho netos e todos eles têm orgulho do que eu produzo e vendo aqui".

De acordo com a diretora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Rosane Cunha, a realização da feira também tem o objetivo de conscientizar a população sobre o consumo e sobre o uso abusivo dos agrotóxicos nos alimentos comercializados. "É possível sim fazer segurança alimentar no município de Aracaju e, por isso, estamos incentivando e realizando a feira na primeira quarta-feira de cada mês. São cerca de 30 agricultores do estado inteiro cadastrados, utilizando a nossa estrutura e passando adiante a ideia de que comprar comida fresquinha é muito melhor para a saúde", explicou. 

A realização da Feira da Agricultura Familiar da Semasc conta com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), que cede as barracas.