Usuários do Centro Dia participam do dia da SuperAção

Assistência Social e Cidadania
07/06/2017 16h12

Respeito às diferenças e empatia: essas são as palavras-chave que definem o dia da SuperAção, evento promovido pelo Fórum Permanente de Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho de Sergipe. A ação ocorreu nesta quarta-feira, 7, na praça Fausto Cardoso, e teve a participação dos usuários do Centro Dia nas atividades.

De acordo com a lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, pelo menos 1% do quadro de funcionários das empresas deve ser ocupado por pessoas com deficiência, mas a realidade não obedece fielmente às especificações da regra. A pesquisa "Profissionais de recursos humanos - expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho", realizada pela Associação Brasileira de Recursos humanos (ABRH Brasil) de 2016, alerta que 60% dos profissionais de recursos humanos entendem a qualidade das oportunidades de trabalho oferecidas às pessoas com deficiência como regular e 16% como muito ruim. E é justamente com o objetivo de disponibilizar conhecimento através de trocas de experiências que levem à implementação de boas práticas de acessibilidade, facilitando a integração e permanência do trabalhador com deficiência no ambiente de trabalho que acontece o dia da SuperAção.

De caráter colaborativo, o dia da SuperAção conta com o apoio de vários entes públicos, privados e ONGs, entre eles a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) da Secretaria de Estado da Inclusão Social (SEIDH), do Senai, do Senac, do INSS, do Ministério Público do Trabalho (MPT), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, da Fundat, dos Conselhos Municipal e Estadual da Pessoa com Deficiência  e outras instituições. De acordo com a coordenadora do evento, Urselina Porto, essa junção é imprescindível para um trabalho intersetorial. "Queremos integrar todas as instituições que trabalham na solidificação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Essa é uma das formas que encontramos para garantir os direitos e informar a essa população sobre os seus direitos".

O Centro Dia é uma unidade da assistência social destinada ao atendimento de Pessoas com Deficiência. Além de atividades lúdicas e psicopedagógicas, o Centro oferece um acompanhamento nos setores da saúde, assistência e educação. Durante a realização do evento SuperAção, os usuários do equipamento participaram de oficinas de braile, libras, currículos e confecção de livros sensoriais.

Murilo Oliveira, coordenador do Centro Dia, acredita que a realização de trabalhos articulados, como é o caso do SuperAção, podem empoderar essa parcela da população. "Sabemos que existe uma dificuldade para a pessoa com deficiência se inserir no Mercado de Trabalho tanto na oferta de vagas quanto na oferta de capacitação. Atividades como essa do SuperAção são extremamente importantes para que as pessoas com deficiência não dependam apenas dos benefícios assistenciais. Incentivar para o trabalho não muda só a forma como os recursos financeiros chegam para eles, mas também, e principalmente, dá autonomia a essa população e fortalece a autoestima deles".

Ana Lúcia dos Santos é deficiente visual, usuária do Centro Dia desde a fundação e se diz muito satisfeita com a oportunidade de aprender mais. "Esse dia da SuperAção é importantíssimo para todos os deficientes. Eu melhorei minha capacidade em muitas coisas através do trabalho do Centro Dia e me sinto muito feliz hoje em ser trazida por eles para aprender mais sobre os meus direitos".