Fundat prossegue com plano de ação para Motu

Formação para o Trabalho
07/06/2017 16h36

Representantes da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) estiveram no Centro de Qualificação e Unidade de Produção (CQUP) do bairro 17 de Março, na manhã da quarta-feira, 7, para dar prosseguimento ao plano de trabalho junto ao Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu), cujo objeto é atender as necessidades da Ocupação das Mangabeiras no que diz respeito a qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo.

Como o quórum foi pequeno, somente quatro moradores estiveram presentes, ficou acertado, então, que uma equipe da Fundat fará visitas na própria ocupação e uma mobilização de casa em casa, no dia e horário escolhido por eles, para que o grupo entenda a importância de aderir a esse projeto e possa assim estimular os vizinhos a também aderirem. A oferta de cursos específicos para o grupo só pode acontecer se atingir um número determinado de interessados, caso não atinja, essas pessoas que querem qualificação, serão inseridos em cursos voltados para a população em geral.

Segundo a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França, é preciso engajamento por parte dos ocupantes. "Estamos dispostos a ouvi-los e queremos entender primeiramente o que vocês esperam. A primeira coisa é conseguir dialogar com um grupo maior. Vamos até a ocupação e faremos o trabalho de formiguinha, mesmo", declara. Já a diretora de empreendedorismo, Rosana Amaral, pede que confiem na Fundat. "Vocês estão nos ouvindo pela primeira vez, precisamos de um voto de confiança e que, também, se engajem. Este é o nosso grande desejo", explica.

O representante do Motu, José Marcelo, afirma que mobilizará o pessoal. "Temos muito interesse, mas hoje a adesão não foi tão grande por causa do horário. Mas vou ver de um por um como podemos reunir a maior parte de interessados. Assim que tivermos essa resposta, entraremos em contato com a Fundat para já prosseguir com nosso projeto. Temos muito interesse de oferecer novas possibilidades, precisamos mudar a visão", comenta.