Visita ao Museu da Gente Sergipana encanta estudantes da Emef Juscelino Kubitschek

Educação
07/06/2017 18h13

A tarde desta quarta-feira, 7, foi muito especial para os estudantes Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio. Isso porque eles visitaram o Museu da Gente Sergipana, pela primeira vez para a maioria. O encantamento estava nos olhares, nos sorrisos e nos cochichos  entre os colegas: demonstração de que este foi um dia para ficar na memória.

Contação de histórias relacionadas a lendas e à fauna brasileira, brincadeiras sobre a gastronomia sergipana, histórias sobre o rio Sergipe e muitas outras interações envolveram os estudantes. A visita faz parte da programação da V Semana do Meio Ambiente, iniciativa da Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Educação (Semed) em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). 

Durante as aulas desta semana, as crianças já vêm tendo o contato os ensinamentos e a busca pela conscientização de preservar os animais, plantas, manguezais e a vida natural para que também o homem possa viver com mais qualidade de vida. 

Mariane Andrade Santana, de 12 anos, está no 5º ano e não esconde a alegria em estar em um Museu pela primeira vez. " Eu nunca tinha ido a um museu. Vindo aqui a gente aprende mais coisas que a gente não conhece. Hoje, eu estou vendo como era o passado, quem vivia aqui antes da gente nascer, e assim a gente vai aprendendo agora para depois, se a gente quiser ser professora ou quiser ensinar para alguém, a gente já saber', conta Mariane.

Professora de Português, Renata do Nascimento, acompanhou a visita dos alunos ao Museu e ressaltou a importância de levar os alunos ao local para que eles conheçam a diversidade de onde vivem e preservem a natureza.

"Esta ação de hoje tem por objetivo fazer com que  todas estas crianças levem estes conhecimentos para a vida, em uma união entre cultura e educação. É muito legal ver que eles curtem aprender. Quando souberam da visita eles ficaram surpresos, muito contentes, curiosos, imaginando o que iriam conhecer. Passamos para eles que iríamos para um museu que ia mostrar sobre a cultura da sua terra, o que temos em Sergipe, um pouquinho de tudo, bioma e cultura juntos. Eles ficaram em uma alegria só", revela a professora.

 O supervisor de Equipe de Ações Educativas do Museu da Gente Sergipana, Romero Crispim, mostrou-se bastante empolgado com a visita dos estudantes, ressaltando o quanto se faz interessante a vinda deles para já preparar futuros cidadãos conscientes do seu meio ambiente. 

"Para a gente é um prazer receber. Nós trabalhamos com tecnologia, multimídia interativa, mas que está relacionada com o cotidiano desses meninos, com coisas que estão no dia a dia deles. Nos preocupamos  com questões ambientais. Temos um espaço, o Nossos Leitos, e este é o diferencial na visita, pois eles atravessam um túnel de um lado a outro por onde é apresentado o ecossistema de Sergipe. Assim trabalhamos com os meninos sobre Mata Atlântica, caatinga, manguezais e outros biomas", conta o supervisor.