Ações da V Semana do Meio Ambiente de Aracaju continuam engajando o público

Meio Ambiente
07/06/2017 20h51

A V Semana do Meio Ambiente de Aracaju, organizada pela Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), vem promovendo, de 4 a 9 de junho, atividades de cunho ambiental com o intuito de engajar diversos públicos sobre a importância de preservar o ambiente em que vivem.

Na programação desta quarta-feira, 7, as escolas municipais realizaram visitas ao Museu da Gente Sergipana e ao Oceanário de Aracaju nos turnos da manhã e tarde. No Parque da Sementeira, logo pela manhã, a programação do dia se iniciou com uma aula de Yoga ministrada pela professora Silvana Nascimento. A semana vem contando com a parceria da Secretaria Municipal da Educação (Semed). 

"Fui convidada para somar forças a esse belíssimo evento, que é a Semana do Meio Ambiente, através da prática do Yoga. O foco principal dessa prática é o autoconhecimento. Essa harmonia leva ao praticante a uma desaceleração mental, principalmente nesse meio em que a gente vive, sendo necessário ter calma e sentir a sua presença em contato com a natureza", explica Silvana.

Atividades

Ainda pela manhã, no Cine Vitória, cerca de 50 alunos do ensino fundamental de um colégio particular de Aracaju, entre 7 e 10 anos, participaram da programação do Cine Ambiental. No momento, foi exibida a animação infantil intitulada ‘O Menino e o Mundo'.  

De acordo com a coordenadora do colégio, Paula Rezende, a participação no evento só vem reforçar as ações ambientais que já praticam no ambiente escolar.

"Acredito que seja muito válida outras experiências incluídas no contexto educacional. O filme exibido ‘O Menino e o Mundo', por exemplo, traz uma problemática  no contexto ecológico sob a perspectiva da criança, com uma linguagem apropriada para ela. O próprio ambiente escolar traz essa característica e promovemos isso no nosso colégio. Oferecemos diariamente para as crianças um contato direto com a natureza através de um ambiente arborizado, como a horta e o pomar, e todos participam para a conservação deste ambiente", declara.

Já no período da tarde, no Parque da Sementeira, o público pode assistir a curtas e longas metragens que abordaram aspectos ambientais. A projeção dos filmes contou com o apoio da Reciclart, que confeccionou o painel de exibição com materiais recicláveis, como o pallet e porta de guarda-roupa velho. O projeto partiu da ideia de poder aproveitar os materiais que normalmente as pessoas jogam no lixo e que podem ser utilizados para a confecção de outros materiais utilizáveis, como móveis residenciais. Ainda na tarde houve uma oficina sobre Resíduos Sólidos e uma oficina de pintura. Além disso, houve uma palestra com o escritor sergipano Almeida Júnior, que levou para os presentes uma reflexão sobre as questões ambientais e aproveitou para apresentar seu livro "A Terra Não Vai Morrer".

Sema Informa

Hoje foi o último dia do ‘Sema Informa', projeto que visa aproximar a população aracajuana dos serviços que a Sema oferece. Para isso, com o apoio do Shopping Jardins, um estande ficou disponível no local, de 5 a 7 de junho, das 10h às 22h, com dois servidores da secretaria dos setores de Controle e Licenciamento Ambiental, prestando esclarecimentos à sociedade em relação ao que a Sema desempenha. 

"É uma ação bem interessante porque nos sensibiliza a cuidar ainda mais, e de forma correta, do nosso meio ambiente que, infelizmente, está desgastado por conta de algumas ações do ser humano", relata a administradora Taline de Oliveira, que ficou curiosa com a presença do estande no shopping.

Agradecimento

O secretário municipal do Meio Ambiente, Cesar Viana, esteve hoje visitando e participando de algumas ações da programação do evento. Na oportunidade, ele aproveitou para agradecer a alguns parceiros, como o Museu da Gente Sergipana e o Oceanário, que contribuíram para a realização da Semana do Meio Ambiente. 

Parceiros

A Semana do Meio Ambiente conta com o apoio do Shopping Jardins, Universidade Tiradentes, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ecologia Marinha na Escola (Emane), Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), Projeto Tamar (Oceanário), Museu da Gente Sergipana, Cine Vitória, Movimento Popular de Saúde de Sergipe (Mops), ONG Ciclo Urbano, Espaço Ícaro, Organum, RR Bike e órgãos da Prefeitura de Aracaju, como Semed, Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) e Guarda Municipal (GMA).

Programações continuam

Até o dia 9, sexta feira, a V Semana do Meio Ambiente de Aracaju conta com uma vasta programação. Para participar e conhecer quais são as ações que serão realizadas é só clicar aqui.