Semed realiza Encontro para fortalecer o papel de secretário escolar

Educação
08/06/2017 14h18

Para o desenvolvimento e fortalecimento educacional de qualquer escola, todos que fazem parte desse processo é de suma importância para uma educação de qualidade. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Básica (DEB) e da Coordenadoria de Gestão Educacional (Coged), realiza nesta quinta-feira, 8, o I Encontro de Secretários Escolares. O objetivo é orientá-los na condução de suas rotinas e proporcionar a troca de experiências entre esses profissionais, por meio de palestra sobre relações interpessoais e bate-papo que estimulem a socialização entre eles. A Semed defende que o trabalho em equipe é a garantia do sucesso coletivo.

A abertura do evento começou com apresentação cultural da equipe da Coordenadoria de Arte-Educação (Coart/Semed), que trouxe a banda 'Meados de Maio'. Durante todo o dia serão realizadas várias atividades, como palestra sobre a questão das relações interpessoais no sentido da motivação, momentos de socialização de experiências, trabalhos em grupos (onde os secretários evidenciam situações e problemas corriqueiras das escolas, para apontar alternativas e sugestões de melhoras) e autoavaliações do trabalho profissional de cada um dentro da perspectiva do fortalecimento da gestão escolar.

Para a secretária da Escola Municipal de Ensino Fundamental( Emef) Presidente Tancredo Neves, Maria Rosa Oliveira Tavares, antes, os secretários escolares não tinham a valorização necessária para um bom desempenho do seu trabalho. “Hoje, estamos participando de capacitações que só têm a acrescentar em nosso desenvolvimento profissional. Um dia diferente, com atividades de muito aprendizado e que podemos passar nossas experiências para todos os colegas da rede municipal, e maravilhoso, com aquisição de conhecimento e descontração”, conta.

O secretário da Emef Tenisson Ribeiro, Fábio Almeida da Rocha, relata que o evento valoriza o trabalho do secretário. “A gestão atual está destacando a importância do nosso trabalho em uma escola. É um evento que promove muito aprendizado e que venham mais informações e treinamentos para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho e desenvolver melhor a cada dia, junto com toda equipe diretiva”, relata.

 

Organização e modernização da gestão escolar

Um encontro de formação exclusivo para os secretários escolares, que, de acordo com o coordenador do DEB, Manuel Prado, é muito importante valorizar esses profissionais que fazem parte da gestão escolar. “O trabalho do secretário no cotidiano de uma escola é essencial e implica em todos os procedimentos que a unidade escolar realiza com o foco na aprendizagem. Temos observado que algumas unidades têm enfrentado dificuldades com a questão da documentação da escola, por exemplo, e com isso se desdobra em uma série de outros problemas que envolvem toda a comunidade escolar. Então a ideia é fortalecer esses profissionais e auxiliá-los nesse processo de organização e de futura modernização da gestão documental das nossas unidades de ensino”, afirma.

“Nós já tivemos uma formação por núcleo, que teve como foco a organização espacial das secretarias escolares e já temos resultados de muitas unidades que melhoraram o ambiente de trabalho. O nosso objetivo é recompor as equipes administrativas das escolas, no sentido documental, para que esse reforço nas equipes de secretários possa ajudar a organizar melhor o cotidiano das nossas unidades de ensino”, completa Manuel.

A coordenadora de Gestão Educacional (COGED/DEB), Maria José Guimarães Vieira, relata que esse momento será especialmente para os secretários escolares, que integram a gestão de uma escola contribuindo na organização de toda parte da gestão e da administração escolar. “Esse é um momento de formação continuada onde nós evidenciamos quais são suas atribuições, mas também destacamos as experiências que cada profissional vem desenvolvendo. Hoje eles estão podendo trazer essa contribuição para socializar com os demais colegas que estão presentes. É um profissional que precisa ser valorizado em permanentes espaços de formação”, pontua.