Campanha sobre violência contra os idosos conscientiza estudantes da rede municipal

Educação
08/06/2017 12h39

"É tão bom acordar de manhã e ter o carinho da minha avó. Ela cuida muito de mim e um dia eu vou cuidar dela também. Hoje, eu aprendi muita coisa, mas o que eu mais gostei foi de cantar as musiquinhas e lembrar que devo dizer à minha avó o quanto ela é importante". Esse depoimento é do estudante Ygor Leonardo, 3° ano A, da  Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ágape. A unidade de ensino está recebendo durante todo o dia desta quinta- feira, 8, a campanha ‘Educar para prevenir: um outro olhar para o grupo da melhor idade', que está sendo implementada nas escolas da rede municipal de Aracaju pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio da Coordenadoria da Educação de Jovens e Adulto (EJA) e do Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI).

As atividades do dia estão sendo realizadas para as turmas da manhã e tarde com apresentações culturais e músicas com a professora Coracy Schueler, leitura de textos e palestra com a coordenadora da EJA/Semed, professora Izabel Cristina Santos da Silva, baseado no tema principal, que é a necessidade de proteção à pessoa idosa. A campanha segue até o próximo dia 16, nas rede municipal, envolvendo as escolas do ensino fundamental. Para as crianças e adolescentes, propõem uma metodologia de sensibilização. Já para os alunos EJA, será voltado para a conscientização. Durante esse período serão realizadas ações para mostrar a necessidade de uma rede de proteção para as pessoas idosas.

Para a coordenadora da EJA/Semed, que palestrou para o público, o objetivo é trabalhar essa temática para sensibilizar os estudantes. "Avaliamos ser importante conscientizar os estudantes de faixas etárias menores para que eles sejam multiplicadores de opiniões e ações que beneficiam a melhor idade", explica Izabel.

A diretora Deisivânia dos Santos elogia a oportunidade que os estudantes tiveram de compreender a importância de cuidar e proteger as pessoas idosas. "A contação de histórias divertiu muito os estudantes e a palestra foi importante para que as crianças entendam que os idosos precisam ser respeitados. A linguagem utilizada foi bem didática e de acordo com a faixa etária dos estudantes, o que aproximou e fez com que eles interagissem bastante", relata.