Estudantes da rede municipal participam de Programa Forças no Esporte

Educação
08/06/2017 16h03

Foi dado o pontapé para mais um programa que pretende transformar a vida das crianças da rede municipal da educação de Aracaju. Foi lançado, na tarde desta quinta-feira, 8, o Programa Segundo Tempo Forças no Esporte (Profesp), parceria entre a Capitania dos Portos de Sergipe e a Secretaria Municipal da Educação(Semed), que beneficiará, inicialmente,50 estudantes de 6 a 9 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba.

A cerimônia de lançamento foi realizada na Capitania dos Portos de Sergipe e contou, além dos estudantes, com a presença da secretária adjunta da Semed, Antonia Arimateia, capitão dos Portos e de Fragatas, João Batista, além da equipe diretiva da escola e familiares dos estudantes.

As atividades serão realizadas semanalmente às terças e quintas-feiras com as modalidades coletivas como basquete, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei. Há também a prática de modalidades individuais como atletismo, capoeira, ginásticas rítmica e artística, tênis de campo e de mesa. Todas as atividades acompanhadas por professores e estagiários de Educação Física.

Kátia Said é mãe da estudante Gabriela Said e está muito satisfeita com a nova etapa da vida de sua filha "Acho importante o contato das crianças com o ambiente militar, principalmente por causa dos valores que se defende nesse local. Eu dou o maior apoio, muito bacana esse estímulo à prática esportista, sobretudo, porque ela pode aflorar um talento na área a ser descoberto e desenvolvido. Estou radiante e espero que esse Programa seja cada vez mais ampliado", comenta.

Anthony Gabriel, 8 anos, conta que gosta muito de futebol e esperava, com muita expectativa, o momento de se desenvolver nessas modalidades. "Quero ser jogador de futebol quando eu crescer e aqui vou ter um treinamento bom. Vai ser legal porque vou estar em um ambiente em que poderei aprender coisas novas que não sejam na sala de aula e nem em casa e isso vai me divertir muito", explica.

Disciplina

Para a secretária adjunta da Educação de Aracaju, Antônia Arimateia, é uma honra para a Educação estabelecer uma parceria com uma instituição como a Marinha. "Nossa gestão tem estabelecido diversas parcerias em prol de nossas crianças. Neste caso, em um horário, as crianças estão na escola fazendo as suas atividades; em outro, elas podem ter uma iniciação esportiva com uma instituição tão comprometida como a Marinha. O esporte é um aliado importante para a saúde, para o intelecto, indispensáveis para o desenvolvimento do aluno tanto no ambiente escolar como ser social ", diz a secretária.

O capitão dos Portos, João Batista explica que a Marinha recebe essas crianças de braços abertos. "Essa parceria está sendo renovada na tarde de hoje, trazendo as crianças para praticarem esportes na Capitania e possibilitando que elas escolham uma modalidade esportiva para que, quem sabe no futuro, tornarem-se atletas olímpicos. Esse tipo de parceria é fruto de um Programa do Governo Federal, o Segundo Tempo, que as Forças Armadas, através do Ministério da Defesa internalizou. Pretendemos incentivar a hierarquia e disciplina criando a semente da organização, esse é o grande foco do Projeto", explana.

Para a diretora da Emef Bebé Tiúba, Auridete Carvalho, o Programa tem mudado a vida das crianças que já estão demonstrando empenho e responsabilidade. "Os estudantes estão se desenvolvendo de uma forma diferente e é possível perceber isso no dia a dia. A faixa etária das crianças com as quais trabalhamos nesse programa é de 6 anos, que demonstram um ritmo mais acelerado. Com o programa, esses estudantes já demonstraram a vontade de melhorar, ouvem, prestam atenção e se comportam", contextualiza.

Profesp

O Programa é uma iniciativa do Ministério do Esporte destinada a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida. Tem por objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes por meio da prática esportiva orientada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, focando no desenvolvimento e acompanhamento de novos talentos e a aproximação das Forças Armadas com a comunidade. A iniciativa está presente em 74 cidades de 25 estados, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. As atividades beneficiam anualmente mais de 16 mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.

O PROFESP é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.