Mostra Sergipana de Curtas mobiliza amantes do audiovisual em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
08/06/2017 18h39

O que acha de assistir a duas mostras de graça, sem pagar nada? Quem esteve nesta quinta-feira, 8, no Centro Cultural aproveitou a oportunidade. A Mostra Sergipana de Curtas foi promovida pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Essa ação faz parte do Circuito Cultural Centro realizado pelo Instituto Banese com apoio da Prefeitura de Aracaju.

Foram exibidas duas obras primas do audiovisual sergipano. Os filmes ‘Ocupe a Cidade' de Kaippe Reis e Thaís Ramos, que fala um pouco sobre a ocupação cultural autônoma em pontos de Aracaju e ‘Tiro, pólvora e canção: uma história cantada' de Marla Galdino. O segundo fala sobre os bacamarteiros do povoado Pinga Fogo, no município de General Maynard. O documentário registrou a história do grupo e o processo preparatório para a festa de São João.

Segundo o técnico em audiovisual do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Gustavo Marques, os filmes foram escolhidos a dedo. "Foi difícil selecionar apenas duas obras. O ‘Tiro pólvora e canção' foi escolhido por apresentar uma temática ligada ao mês de junho, dos festejos juninos. Já o ‘Ocupe a Cidade', foi selecionado pelo ineditismo. Foi a primeira que o exibimos aqui no Centro Cultural. É uma obra recente, do fim de 2016. O pessoal gostou muito. Ficou encantado com as produções", contou.

Para o comunicador social, Cláudio Pereira, essa é uma oportunidade para difundir ainda mais audiovisual em Sergipe. "Sou formado em audiovisual e vejo a importância que o Centro Cultural tem para quem é realizador. É uma janela que fica na região Central de Aracaju e aberta ao público. Quem chega, assiste a produções sergipanas de graça. A universidade tem produzido bastante coisa e eu sempre venho prestigiar o que meus colegas de curso tem feito. Sem contar que quando a gente assiste, fortalece essa cadeia do audiovisual na cidade", colocou o comunicador que assiste ao curta ‘Tiro, pólvora e canção' pela segunda vez.