Edvaldo participa da abertura do Mundial de Triatlhon Escolar em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
08/06/2017 18h40

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na tarde desta quinta-feira (8), da abertura do Mundial de Triatlhon Escolar, que, neste ano, acontece em Aracaju. O evento, promovido pela International School Sport Federation (ISF), tem o apoio do governo estadual e da prefeitura de Aracaju. O ministro dos Esportes, Leonardo Picciani, e o governador Jackson Barreto também acompanharam a solenidade de abertura do campeonato, que será disputado por equipes do Brasil, França, Chile, Alemanha e Hungria.  

“É motivo de muita alegria e satisfação Aracaju sediar este Mundial de Triatlhon Escolar. Isto projeta a nossa cidade, tornando-a mais conhecida, estimula a prática esportiva entre as crianças e os adolescentes, abrindo caminho para o surgimento de novos atletas, e ainda fortalece o turismo, uma vez que contamos com a presença de delegações de quatro países. Que os atletas possam desfrutar da nossa cidade e fazer uma grande participação”, afirmou o prefeito.

Para ele, é fundamental aliar a Educação à prática esportiva. “O esforço e a capacidade destes jovens é exemplo para nós, para os nossos alunos, para o nosso povo. O Esporte é parceiro do desenvolvimento, é aliado da tolerância e tem papel fundamental na formação do caráter”, disse.

Neste sentido, o prefeito afirmou que é meta da sua gestão estimular a prática esportiva na cidade. “Quando fui prefeito, criei o programa Bolsa Atleta, que foi um importante estímulo para os esportistas aracajuanos. Infelizmente, a gestão passada não deu o prosseguimento correto. Mas é nosso objetivo retomar o programa”, salientou. Ele anunciou ainda que a prefeitura recolocará em funcionamento o programa “Segundo Tempo” nas escolas municipais. Através do projeto, os alunos terão, no horário oposto ao das aulas, atividades esportivas e recreativas.

O ministro Leonardo Picciani parabenizou o prefeito Edvaldo Nogueira por receber a edição do campeonato e defendeu a importância do Desporto Escolar na formação dos atletas de alto rendimento do Brasil. “O prefeito Edvaldo Nogueira está de parabéns pela bela cidade, Aracaju, que orgulha o Brasil. Que se torne uma cidade ainda melhor para a sua população e para aqueles que a visitam. Aos atletas, desejo boa sorte. Sabemos que o Esporte Escolar está na base do Esporte Brasileiro. É importante fortalecer o Esporte nas escolas, pelos valores que ele projeta nos estudantes, como a perseverança, a superação. É no Esporte Escolar que detectamos os novos talentos que poderão ser os futuros atletas brasileiros”, afirmou.

O governador Jackson Barreto também se disse muito feliz em receber o campeonato. “São eventos como este que tornam Sergipe mais conhecido e colocam o Estado no pódio internacional”, destacou. Ele fez ainda uma defesa da importância do Esporte na vida escolar. “O Esporte forma o caráter e a personalidade dos nossos meninos e meninas”, frisou.

A competição

A Orla de Atalaia, na região dos lagos, será palco da competição, que reúne três modalidades esportivas. São 750 metros de natação, disputados em um dos lagos da orla, 10 km de bicicleta na pista improvisada entre os lagos e o farol, e 5 km de corrida, na mesma pista. As provas serão disputadas sempre nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades. O campeonato ocorrerá até o dia 11 de junho.

Apoio da Prefeitura

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte, oferece apoio logístico e operacional ao evento. Uma equipe de 15 profissionais da pasta está atuando no campeonato, de acordo com o secretário Jorge Araújo Filho. A Guarda Municipal e a Superintendência de Transporte e Trânsito também apoiam o Mundial.

Prestigiaram a abertura do Mundial os deputados federais Fábio Mitidieri e Laércio Oliveira, os vereadores Antonio Bittencourt, Soneca,  Anderson de Tuca, Thiaguinho Batalha, Fábio Meireles, além de dirigentes de entidades esportivas e do Ministério dos Esportes.