Aracaju recebe visita de técnica da Saúde do Trabalhador de município do Paraná

Saúde
09/06/2017 14h44

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu a visita de Andressa Boza de Melo, coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador de São José dos Pinhais, município do Paraná, com o objetivo de conhecer o trabalho realizado pelos técnicos da capital sergipana. A visita aconteceu na manhã desta sexta-feira, 9, na sede da SMS, mas desde a última quinta-feira, 8, ela vem conhecendo os estabelecimentos da saúde municipal em companhia da médica Karla Magali, coordenadora da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast).

“Gostei muito do trabalho realizado aqui em Aracaju, através do Plano de Ação Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), resolvi conhecer pessoalmente e fazer uma visita técnica”, explicou a enfermeira do Trabalho e especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Andressa Boza de Melo. Ela acrescentou que na próxima terça-feira, 13, a partir das 9h, vai fazer uma apresentação das ações realizadas em São José dos Pinhais para os trabalhadores aracajuanos no Cerest.

Para a coordenadora Karla Magali, é uma visita muito importante porque demonstra que Aracaju, apesar de todas as dificuldades, é referência em saúde do trabalhador. “É muito bom compartilhar o nosso trabalho e trocar experiências com outras realidades. Quem sabe, futuramente, podemos fazer uma parceria visando a promoção da saúde do trabalhador”, enfatizou a coordenadora municipal de Aracaju. Ela disse que a Vigilância em Saúde do Trabalhador foi efetivada através de uma Portaria em 2009, na outra gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.

Reast

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) é dividida em dois polos, o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância de Saúde do Trabalhador (Visat). O Cerest é composto por uma equipe multidisciplinar que atende qualquer trabalhador, seja de empresa pública ou privada. "Nós atendemos os 11 agravos que estão no protocolo do Ministério da Saúde. O Cerest é regional, atende os oito municípios da Região de Saúde de Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Riachuelo, Laranjeiras, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima e Itaporanga D'Ajuda)", informou Karla Magaly, acrescentando que existem três Cerest em Sergipe: Aracaju, Lagarto e Canindé de São Francisco.

A Visat faz o matriciamento em todas as unidades de saúde com inspeções e orientações. "Também fazemos o observatório das notícias relacionadas com acidentes de trabalho na imprensa sergipana para irmos atrás, investigar o que aconteceu e orientar os trabalhadores. Todas as segundas-feiras nós vamos ao Instituto Médico Legal (IML) para sabermos se houve mortes por acidentes de trabalho", pontuou a coordenadora da Reast.

Quem quiser entrar em contato com o Cerest de Aracaju é só ligar para os números 3711-0283, 3711-0252, 3711-0253 e 3711-0290.