Prefeitura de Aracaju realiza plenária final do Planejamento Estratégico

Agência Aracaju de Notícias
09/06/2017 18h24

A Prefeitura de Aracaju realizou, nesta sexta-feira (9), a plenária final do seminário de Planejamento Estratégico da gestão. Na oportunidade, foram apresentados os resultados do processo de elaboração do plano de ação do governo municipal para os próximos anos. O prefeito Edvaldo Nogueira, a vice-prefeita Eliane Aquino, além de todos os secretários e principais gestores de cada pasta participaram do evento.

“Este seminário de Planejamento Estratégico foi muito importante, pois estabeleceu todas as diretrizes do nosso governo. Após estes primeiros seis meses de administração, focados nas questões mais urgentes, o que incluiu a regularização do pagamento dos salários dos servidores, a melhoria dos serviços de limpeza e a retomada do funcionamento dos serviços básicos como Saúde e Educação, partiremos para a segunda etapa do nosso governo, que é a reconstrução, cuja duração é de um ano, o que envolverá a execução dos nossos projetos, para, em seguida, termos os Anos do Avanço, que devolverão aos aracajuanos a qualidade de vida”, sintetizou o prefeito.

De acordo com ele, a população sentirá no seu dia a dia a aplicação do Planejamento Estratégico. “O que planejamos nos últimos 60 dias, ao longo das etapas do seminário, com a participação de todos, será percebido pelos aracajuanos na implantação do programa de Cidade Inteligente, na concretização dos programas de mobilidade urbana, nas obras que iniciaremos na cidade, e na melhoria da prestação dos serviços. Nosso governo será uma gestão de foco enfrentando os principais problemas de Aracaju”, reiterou.

O coordenador da equipe de elaboração do Planejamento Estratégico, Júlio Filgueira, fez uma apresentação detalhada do que está contido no projeto. Ele pontuou a importância do alinhamento das ações e de implantação de um modelo de governança, com a adoção de comitês de análises estratégicas, gestão de prioridades, monitoramento de riscos e ameaças, além da operacionalização dos ciclos de gestão.

Entre as metas do governo municipal previstas no Plano Estratégico estão promover o desenvolvimento de Aracaju por meio de tecnologia, garantir ambientes seguros para as pessoas, ampliar a acessibilidade na cidade, implantar programas de mobilidade urbana, fomentar o desenvolvimento econômico, o empreendedorismo e a empregabilidade, ampliar o acesso das pessoas à moradia digna, melhorar a prestação dos serviços de saúde, garantir o acesso e a qualidade da aprendizagem, modernizar os processos de gestão, fortalecer e inovar o relacionamento da prefeitura com o cidadão, valorizar os servidores e garantir o equilíbrio das contas públicas.

A elaboração do Planejamento Estratégico se deu em várias etapas. Nos dias 12 e 13 de maio, a prefeitura realizou um seminário com os gestores para definir a visão, a missão, os valores e os pontos estratégicos da gestão. Nas semanas seguintes, grupos temáticos foram montados, com a presença de todas as secretarias, para o estabelecimento das especificidades do Plano. Foram discutidos temas como desenvolvimento social, urbano e econômico sustentáveis, tecnologia aplicada à gestão, valorização do servidor e modernização dos procedimentos como foco na inovação, transparência e gestão compartilhada com o cidadão.