Saúde e Assistência Social discutem ações para o Plano de Enfrentamento à Violência

Saúde
12/06/2017 19h57

O secretário Municipal da Saúde, André Sotero e a vice-prefeita e secretaria Municipal da Assistencia Social e Cidadania, Eliane Aquino, reuniram-se com técnicos das duas secretarias para discutir ações conjuntas para o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência. O encontro aconteceu no gabinete do secretário na nova sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no bairro Coroa do Meio, na tarde desta segunda-feira, 12.

Eliane Aquino falou da importância da parceria destas duas secretarias. “Para efetivar o Plano precisamos muito da articulação da Saúde e da Assistência Social porque 100% do público que nós, da Semasc, atendemos usam o Sistema Único de Saúde (SUS), utilizam os equipamentos da SMS. Então deve haver um diálogo maior entre as equipes destas duas secretarias para formar uma linguagem única para que o número da violência na nossa capital diminua”, pontuou Eliane.

O secretário André Sotero concordou e chamou a atenção para a diferença entre a teoria e a prática. “Na teoria tudo é muito bom, e na prática não pode ser diferente. Nós temos que enfrentar os problemas com verdade, não podemos perder a credibilidade, temos que chegar junto das pessoas e resolver os problemas de forma efetiva, apesar de todas as dificuldades. Para colocar este plano em prática precisamos ampliar a oferta de serviços, mas a gente não quer ampliar somente na quantidade, queremos ofertar serviços com qualidade e precisamos da ajuda e da sinceridade dos profissionais”, enfatizou o secretário de Saúde.

Plano

Os Ministérios da Justiça e do Desenvolvimento Social escolheram quatro capitais para serem pilotos no combate à violência: Aracaju, Boa Vista, Natal e Porto Alegre. Então a Prefeitura de Aracaju criou o Comitê Gestor para a Ação Intersetorial que engloba várias secretarias e os técnicos confeccionaram, este ano, o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência que foi enviado em fevereiro aos dois ministérios.

De acordo com a técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Sayonara Carvalho, desde fevereiro vem ocorrendo uma sequência de agendas principalmente de profissionais da SMS, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Como agora está na fase de operacionalização do plano, reunimos os gestores da SMS e da Semasc para discutir as ações da Saúde de forma integrada para não replicar serviços porque as duas pastas têm políticas que se complementam, então isso serve para fortalecer as ações”, explicou a assessora da SMS.

Neste primeiro momento, os bairros Santos Dumont, Olaria, Industrial, Santa Maria e 17 de Março servirão como piloto para a efetivação do plano por serem locais onde os índices de violência são mais altos em Aracaju. Mas haverá a ampliação gradativa para toda a cidade, principalmente para os bairros América, Centro, Augusto Franco, Cidade Nova, Lamarão, Coqueiral e Porto Dantas.

Para a definição de metas estratégicas e exequíveis de enfrentamento à violência foram criados eixos estruturantes, são eles: Diagnóstico e Mapeamento; Prevenção e Promoção; Atenção, Cuidado e Assistência; Formação e Educação Permanente; Desenvolvimento Sustentável; Trabalho e geração de Renda; Infraestrutura; Participação e Controle Social. Informação e Monitoramento e Avaliação.  A definição de eixos agrega as ações afins e são distribuídas por áreas de competência das instituições municipais e estaduais.