Pais de estudantes da rede municipal participam de palestra sobre o combate a violência doméstica

Educação
14/06/2017 09h00

O tema da violência doméstica muitas vezes é tratado com receio na escola. Com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade familiar e escolar sobre o combate a essa violência, a Defensoria Pública do Estado de Sergipe (DPE/SE) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizou nesta terça-feira, 13, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, uma palestra com os pais dos alunos, levando de forma mais clara o que é a violência doméstica e quais as formas de sua manifestação.

Projetos como este levam a educação para além dos conteúdos didáticos do livro, incentivam as crianças a estarem atentas à cidadania e ao conhecimento dos direitos e deveres de cada um, dentro da escola, no seu lar ou em qualquer outro ambiente. A mãe do aluno Antony Cauan, 4º ano, Marta Regina Rodrigues, lembra que além do papel de educar para a identificação de atos de violência dentro de casa, palestras assim evitam que a criança se torne um adulto a favor da violência.

"Se costuma existir brigas as dentro de casa e os filhos acompanham, eles absorvem o que presenciam e podem trazer para a escola, refletindo na escola o que vive em casa. Ele pode também ir agredindo seu coleguinha, agredindo sua professora, os funcionários, gritando. Outra consequência é que eles ficam meio envergonhados dentro da sala de aula, se isolam do meio deles. Então é muito bom ter essa oportunidade de tratar a violência doméstica em casa e na escola, para que eles não convivam com isto como se fosse algo natural, crescendo com este trauma e se tornem também violentos", conta.

Reafirmando o fato de que educar a criança evita também que esta cresça com traumas e tenha um desenvolvimento mais difícil, a defensora pública Richesmy Libório Santa Rosa, afirma que a violência doméstica hoje está sendo discutida em todo o país, porque quando uma mulher é agredida, não é somente ela que é atingida. "Quando a gente vai na escola e começa a relatar os diferentes tipos de violência doméstica, percebemos que antes as mães e os pais não sabiam, muitas vezes, que aquilo que está acontecendo na casa deles é de fato uma violência", explica.

Silvania do Nascimento Chagas, mãe do aluno Leandro Chagas, do 5º ano, ressalta a importância do tema passado na escola para os pais, já que tanto o pai quanto a mãe terá conhecimento bastante para observar se está havendo violência em sua família, podendo também aprender que passos seguir ao sinal de alerta de que o que está acontecendo é contra a lei.

"Pra mim este tema é importantíssimo porque muitas pessoas, muitas famílias, estão passando pelo problema da violência doméstica em suas casas. O problema é que às vezes estas pessoas, as vítimas, não têm conhecimento de seus direitos perante a lei. Eu acho que estas pessoas precisam conhecer melhor este tema da violência doméstica, das leis, das medidas protetivas. As famílias devem entender mais seus direitos para poderem ir atrás do melhor, tanto para si como para seus filhos, que sofrem demais quando vivem nestas situações", diz a mãe.

De acordo com o diretor da Emef Tenisson Ribeiro, Nivaldo Santos Cunha, é importante que os pais percebam que o desenvolvimento pessoal e escolar do seu filho pode ser prejudicado se ele vive em um ambiente com violência.

"Sabemos que muitos alunos presenciam a violência doméstica e isso acaba afetando no desenvolvimento deles, começam a tirar notas baixas e muitos até reprovam. Queremos que nossos alunos possam ter um ambiente agradável tanto na escola como em casa, para que eles possam se dedicar aos estudos e se tornarem bons cidadãos. A palestra trouxe essa conscientização para os pais, que são os principais responsáveis por evitar que seus filhos passem por essa situação", pontua.