Índice de falta dos pacientes em consultas do SUS é alto

Saúde
14/06/2017 15h45

O Núcleo de Controle, Auditoria, Avaliação e Regulação (Nucaar) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para o transtorno causado pelo alto índice de absenteísmo, ou seja, quando a pessoa marca um procedimento como consultas e exames e não comparece para realizar. O absenteísmo no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe chega, em média, a 60%, isso significa que de cada 100 procedimentos médicos autorizados, apenas 40 são realizados.

Para o médico e coordenador do Nucaar, Dernival Souza Filho, isso atrapalha muito o fluxo de trabalho, porque o Nucaar, apesar de ser um órgão municipal, é o aparelho regulador da média e alta complexidade dos 75 municípios sergipanos. O absenteísmo varia de 20 a 80% dependendo do tipo de procedimento. "A maior abstenção é no procedimento que precisa de preparo como colonoscopia, retosigmoidoscopia, as biópsias e as punções por causa do medo que as pessoas têm de sentir dor", informou. Ele explicou que existe a possibilidade de cancelamento. "Se, por acaso, precisar faltar ao procedimento marcado é só ir ou ligar para a unidade de saúde cancelando. Mas isso deve ser feito com antecedência para que possamos chamar o próximo da fila", alertou Dernival.

Transtornos

O Nucaar autoriza 200 mil procedimentos por mês, mas 120 mil não são realizados. "As pessoas não têm ideia dos problemas que são gerados, porque os prestadores de serviço se preparam para atender uma quantidade de procedimentos, contratam funcionários e realizam menos da metade dos exames. Então eles têm prejuízos financeiros e deixam de querer entrar na licitação para atender o SUS, porque o SUS só paga o que é realizado. Estamos com muita dificuldade neste sentido, pedimos a compreensão da sociedade", apelou Dernival.

O coordenador ainda informou que dos 40% que realizam os procedimentos, apenas 20% vão buscar o resultado. "São impressos todos os exames e as pessoas não vão pegar, isso é perda de material, de papel, e é até um crime ambiental", enfatizou.

Para ele, absenteísmo é igual ao trote que muitas pessoas passam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). "É perda de tempo, de dinheiro e desgaste dos profissionais que trabalham todos os dias com muito empenho para que tudo ocorra bem e dentro do prazo estipulado", completou o coordenador do Nucaar.

Uma das medidas que o Nucaar vem tomando para evitar este absenteísmo é mandar mensagem pelo celular para confirmar. "Temos alguns projetos para diminuir cada vez mais este número, mas estamos nos adequando para isso", finalizou Dernival.