Secretário André Sotero participa de reunião do Conselho Municipal de Saúde

Saúde
14/06/2017 16h10

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 14, a 16ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (CMS). No encontro, que aconteceu  na sede do próprio CMS,  localizada no bairro Suíssa,  os conselheiros dos três segmentos ( gestor,trabalhador e usuário) discutiram e deliberaram sobre diversos temas a respeito da saúde do município de Aracaju. E mais uma vez, o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, marcou presença para esclarecer dúvidas e responder a todos os questionamentos  feitos na reunião.

Para abrir o debate, o presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados do Estado de Sergipe (Arcrese), José Lúcio Costa, fez uma apresentação mostrando as dificuldades enfrentadas pelos doentes renais. “Hoje temos muitas pessoas que precisam fazer o tratamento renal fora do estado porque aqui não encontram mais vagas nas clínicas de hemodiálise. Outro problema é a não realização de transplantes em Aracaju desde o ano de 2012. São 272 pacientes no pré-transplante e muitos deles vão acabar sendo operados no interior da Bahia e de Alagoas”, explanou.

Depois da apresentação dos dados da Arcrese, o secretário André Sotero usou a palavra para assumir o compromisso de também  entrar na luta pela volta dos transplantes renais na capital sergipana. “É realmente um absurdo que essas cirurgias não estejam sendo realizadas em Aracaju. Entrarei nessa luta enquanto médico e enquanto gestor da saúde. Já na próxima semana vamos  marcar uma reunião com os representantes da Associação dos Renais Crônicos para que a gente possa discutir algumas estratégias de trabalho nesse sentido. E o que  Secretaria da  Saúde puder fazer nesse sentido, nós faremos”.

O secretário levou também aos conselheiros a informação de que a atual gestão está trabalhando para ter o controle total das filas de todos os procedimentos cirúrgicos. “É inadmissível que uma pessoa vá para frente da  fila porque é amigo de um gerente de Unidade de Saúde ou porque conhece qualquer outra pessoa na Secretaria da Saúde. Estamos fazendo  levantamento de todas as filas para que situações como esta não voltem a acontecer”.

E a conduta de André Sotero foi elogiada pelo conselheiro Eduardo Ramos. “Em minha opinião o secretário está no caminho certo, fazendo uma gestão correta. A política dele deve ser somente a política de saúde, ou seja, trabalhar pelo povo e para o povo com o objetivo de garantir um atendimento de qualidade no Sistema Único de Saúde.

Para encerrar a reunião, a diretora de Vigilância em Saúde, Taíse Cavalcante, apresentou para os conselheiros a proposta para a realização a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Ela também fez uma pequena apresentação do que é a Vigilância em Saúde e quais os seus segmentos de trabalho. “Este ano nós teremos a I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde e em Aracaju nós optamos por realizar uma Conferência Municipal. Então hoje nós apresentamos  para os conselheiros a proposta da data, que será em agosto,  e também  formamos a comissão organizadora que vai cuidar de todos os detalhes do evento”.