Prefeitura oferta curso de armamento e tiro para guardas municipais

Guarda Municipal
14/06/2017 18h28

A Prefeitura de Aracaju deu início à segunda turma do Curso Complementar de Armamento e Tiro (CCAT) com duração de 40h para guardas municipais. O treinamento faz parte do ciclo de capacitações da corporação previstas para o primeiro semestre de 2017. Esta é a segunda turma do curso de tiro e está preparando mais 26 guardiões para o porte de pistola calibre .380, armamento mais moderno e adequado ao trabalho desenvolvido atualmente pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA).

As aulas teóricas e de manuseio vêm acontecendo durante toda essa semana na sede da GMA, a prática de tiro está prevista para acontecer na próxima segunda-feira, 19, no estande da Escola de Gestão Penitenciária de Sergipe (Egesp). Entre outros, estão sendo abordados temas como regras de segurança, munições, noções de balística, conduta e segurança na prática do tiro e fundamentos do tiro defensivo e do tiro policial. "Utilizamos já há alguns anos o revólver calibre .38, um armamento que embora tenha um calibre bom já se mostra de certa forma obsoleto. O curso nos dá a possibilidade de utilizar armas semiautomáticas no calibre .380, dentro do que nos possibilita o Estatuto do Desarmamento. Isso se reflete em inovação e modernização do aparelhamento da GMA", esclarece Tiago Emanuel, guarda municipal e instrutor de tiro responsável pela capacitação.

O objetivo da Guarda Municipal é formar em médio prazo pelo menos 50% do efetivo. "Investir na capacitação representa melhorar o atendimento à sociedade. É importante salientar que há um planejamento desde o início dessa gestão para assegurarmos os meios para que todos os integrantes da corporação tenham acesso ao porte de armas semiautomáticas no calibre permitido. Depois desse processo de capacitação e com a melhoria das condições econômicas do município, o propósito é dar início ao processo licitatório para a modernização dos armamentos utilizados pelos guardiões", afirma Fernando Mendonça, diretor geral da GMA.