Valorização cultural: escolas municipais de Aracaju iniciam comemorações juninas

Educação
14/06/2017 20h40

Barulho de bombinhas, gosto de milho, muitas cores e dança ao ritmo do forró pé-de-serra embalaram nesta quarta-feira, 14, as escolas da rede municipal da Educação de Aracaju. Foi dado o pontapé para as comemorações dos festejos juninos, o que, para a Secretaria Municipal da Educação (Semed), significa importante instrumento pedagógico de valorização cultural.

As escolas municipais Benjamin Alves, Francisco Guimarães, Sabino Ribeiro, Maria Givalda, Júlio Prado Vasconcelos, Tancredo Neves e Prof. Florentino Menezes foram algumas das escolas que realizaram diversas atividades alusivas ao período junino. Durante todo o mês de junho cada escola terá um dia para as comemorações de São João.

Na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Benjamin Alves de Carvalho, o 'arraiá' foi com as crianças de 4 e 5 anos e contou também com a presença dos pais. A mãe da aluna Aimirim dos Reis Oliveira, Mônica Rafaela dos Reis Rodrigues, elogia a iniciativa de preservar a cultura nordestina.

“Foram muito lindas as quadrilhas. O mais importante é o fortalecimento da cultura popular, por meio da dança, das comidas típicas e músicas. É bonito ver as crianças dançando juntas e com tanto entusiasmo. Esses momentos marcam. Eu, como mãe, babo muito porque consigo perceber o desenvolvimento, a socialização dela e o melhor, vejo ela muito feliz”, conta Mônica.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro realizou uma gincana junina na tarde desta quarta, 14. A diretora Greyce Kelly, diretora da Emef, diz que o evento já faz parte do calendário escolar e é uma festa muito esperada por pais e alunos. "Esta gincana já ocorre há alguns anos aqui na escola, e é um momento  de descontração, de brincadeira, mas que também trabalha com aprendizado dos alunos. Não é só chegar aqui e fazer uma apresentação. Tem todo um trabalho anterior feito entre os professores e alunos, que trabalha sobre os conteúdos juninos, sobre o respeito com o próximo, conhecimento da cultura sergipana. A gente uniu à festa junina o nosso projeto Mobiliza, trabalhando a solidariedade, fazendo arrecadação de alimentos para um lar de idosos. Uma oportunidade para que eles ajudem os outros se divertindo", afirma a diretora.

Leonardo Bruno, do 9º ano, participou da gincana do Sabino Ribeiro e diz que para os alunos é interessante aprender sobre as danças, as comidas típicas e reconhece que esta é também uma forma de carinho para com os alunos. "E como nós alunos conseguimos arrecadar alimentos e fazer uma doação para uma instituição que necessita, é uma boa oportunidade de aprendermos sobre cidadania e continuarmos a fazer ainda mais", declara o aluno.