Aluno da rede municipal é exemplo de dedicação aos estudos e esporte

Agência Aracaju de Notícias
16/06/2017 10h50

Acordar ainda de madrugada para treinar, ir à escola, treinar novamente e estudar. Essa é a dura rotina do triatleta Rafael Gomes, de 14 anos, aluno do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, para conciliar os estudos e o esporte. O adolescente já conquistou os títulos de bicampeão sergipano de ciclismo, campeão sergipano e brasileiro de triathlon, em apenas três anos de treinamento.

O estímulo para o triathlon começou dentro de casa. O pai de Rafael pratica ciclismo há 20 anos e sempre levava os filhos para assistir treinos e competições. Além do incentivo familiar, o triatleta sempre gostou das atividades esportivas que realizava na escola durante as aulas de educação física.

"Aos poucos comecei a treinar ciclismo com meu pai e veio a vontade de aprender a nadar. Como o nosso treinador já praticou triathlon, ele começou a me incentivar nesse sentido. Resolvi praticar corrida também e gostei. O triathlon me conquistou por ser um esporte completo, que une três modalidades. Ainda espero ganhar muitos títulos, representando o meu colégio e a minha cidade", conta.

Rafael é o orgulho da mãe Edvânia Gomes, que convive os inúmeros troféus e medalhas que mantém expostos na sala de casa. "Vejo muitos jovens na droga e na violência, mas o meu filho só me dá orgulho, é muita felicidade para uma mãe. Eu gostaria que todas as mães pudessem estar orgulhosas e felizes, assim como eu estou. Só tenho a agradecer por meus filhos estarem em um caminho tão bom", afirmou emocionada.

A escola também não mede esforços para ajudar e incentivar o aluno no que for preciso, seja com passagens e inscrições, ou até mesmo somente na torcida. O diretor da Emef, Ítalo Correia, explica que Rafael é sempre motivo de orgulho na escola. "Ele é um aluno disciplinado e com notas boas, que está em seu último ano letivo no JK e não queríamos que saísse. Aqui ele é um ídolo, exemplo e referência para os colegas", ressalta.

"Também queremos incentivar a prática dos outros alunos. Por isso, este ano iremos começar a desenvolver o atletismo inicial aqui na escola, através do Programa Mais Educação", afirma o diretor.

"O colégio me incentiva muito, eles têm uma atenção maior para que eu consiga competir e divulgam aos meus colegas quando ganho as competições. Em jogos escolares, quando represento a Escola, eles sempre me inscrevem e me acompanham", confirma Rafael.