Gêneros Literários: estudantes são incentivados com projeto que ajuda no processo de aprendizagem

Educação
16/06/2017 18h32

Desenvolver o estímulo pela leitura, com o objetivo de fazer os alunos perceberem diferentes formas de expressão da língua portuguesa, colocando em prática toda teoria aprendida na sala de aula. Foi com essa finalidade que a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sabino Ribeiro, localizada no bairro 18 do Forte, realizou nesta sexta-feira, 16, o encerramento do projeto sobre gêneros literários, que foi realizado pelos alunos do 6º ano.

Durante o último mês, os alunos da professora de português do 6º ano A, Marilene de Jesus Santos Andrade, desenvolveram esse projeto. Para finalizar o conteúdo trabalhado em sala de aula durante esse tempo, o grupo realizou apresentações envolvendo música, poesia e contos clássicos. Os estudantes apresentaram a música "Aquarela", de Toquinho, Chapeuzinho Vermelho, dança junina e recitaram a poesia "Motivo", de Cecília Meirelles.

"Sempre procuro trabalhar de forma lúdica para facilitar a aprendizagem dos alunos. Hoje foi o encerramento de mais uma atividade que a escola sempre procura realizar. Estou feliz com o resultado, eu orientei os alunos mas eles que prepararam tudo, então é uma satisfação ver a capacidade deles", relata a professora Marilene.

Para a diretora da escola, Greyce Kelly Souza Almeida, trabalhar os gêneros literários é praticar a linguagem escrita para melhor desenvolvimento dos estudantes. "Alguns alunos ainda têm uma dificuldade de escrever e compreender o conteúdo apresentado na sala, por isso é muito importante não ficar preso a essa teoria e praticar através de apresentações, para que eles mostrem aquilo que aprenderam. A cultura brasileira muitas vezes não é divulgada no meio em que eles vivem, então fazemos com que eles se envolvam e descubram que o Brasil é muito vasto culturalmente", pontua.

A diversidade de gêneros literários pode ser utilizada para incentivar o processo de aprendizagem dos alunos, o importante é adequar o material ofertado a cada série para tornar as atividades mais agradáveis. A estudante Maiara Gabriele conta que as apresentações foi uma forma mais divertida de mostrar o que ela aprendeu. "A professora ensinou sobre os gêneros literários na teoria e podemos mostrar o que aprendemos na prática, foi muito divertido", afirma.