WEBMAIL

LINKS

ACESSO RÁPIDO

MENU

Marinete do Forró aquece turismo e resgata tradição

16/06/2017 - 14h45
clique para ampliarFotos: Sérgio Silva
clique para ampliarSecretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana.
clique para ampliarJorge Araujo, secretário municipal da Juventude e do Esporte.
clique para ampliarLeila Pinheiro, guia de turismo
clique para ampliarMaurício Oliveira, superintendente da Fecomércio.
clique para ampliarJoão Ávila, presente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav)
clique para ampliar
clique para ampliar
clique para ampliar

Do lado de fora, um ônibus colorido chama a atenção por onde passa. Do lado de dentro, além das bandeirolas a enfeitar, o som de um trio pé-de-serra dá o tom para os dançarinos de quadrilha em um passeio diferenciado pelos principais pontos turísticos da capital sergipana. É assim que a Marinete do Forró, há 17 anos, mostra aos turistas uma Aracaju no seu ritmo mais autêntico. Na manhã desta sexta-feira, 16, o ônibus fez o primeiro passeio de 2017, inaugurando o city tour mais esperado do ano que segue até o dia 29 deste mês.

Com o ponto de partida no Hotel da Costa, a Marinete percorre todos os hotéis da Orla da Atalaia, de segunda a sábado, a partir das 14h30, unindo turistas para o passeio, que segue pelos mercados de Aracaju, Orlinha do Bairro Industrial, Catedral Metropolitana e Rua do Turista, voltando para a Orla da Atalaia. Nos fins de semana, o ônibus também passa pela Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro. Nos dias 18, 19 e 25, porém, não haverá o passeio aberto ao público.

O percurso total chega a quatro horas e cada passeio tem espaço para 40 turistas. "Nossa prioridade é o turista, já que a intenção é apresentar a nossa capital para quem ainda não a conhece ou conhece pouco. É uma iniciativa simples, mas de grande importância para o turismo. Por já ser tradicional, faz parte do calendário junino, ou seja, o turista já chega perguntando pela Marinete", disse o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana

Mesmo tendo um cunho muito voltado para quem é visitante, a Marinete também tem seu cunho social, conforme explicou o secretário. "Temos um calendário de solicitações com, por exemplo, grupos de idosos, Caps, IFS, então, existem horários alternativos, normalmente pela manhã, para atender esses públicos, como uma espécie de trabalho social", frisou Jorge Santana.

Presente no passeio inaugural, o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araújo Filho, ressaltou a importância da Marinete. "Ela resgata a tradição. A Marinete é famosa aqui no estado e quem conhece a cidade já procura e os que não já têm a oportunidade de conhecer e desfrutar de um forró autêntico e de um belo passeio pelos pontos mais importantes da nossa cidade", reforçou.

Animação em cada ponto

Se Sergipe é o "país do Forró", Aracaju sabe muito bem fazer jus a esse título e, com a Marinete, só reforça a tradição de uma capital que não precisa esperar até o mês de junho para viver o ritmo mais popular do Nordeste.

Para que, não só as belezas da cidade, mas também a história de cada ponto seja contada, um guia turístico vai junto com os turistas. "O São João já é um elemento tradicional aqui em Aracaju e a Marinete já é bem consolidada. A presença do guia estimula o olhar e as pessoas de fora acabam conseguindo ver o que só nós, moradores de Aracaju, conseguimos enxergar. A intenção é levar a alegria para as pessoas, por isso, a apresentação dos pontos turísticos é feita sempre com muito entusiasmo e o guia turístico entra no ritmo de forró de verdade, afinal, estamos apresentando o que a nossa cidade tem de melhor", contou a guia Leila Pinheiro.

Durante o trajeto, algumas paradas estratégicas são feitas para recarregar as baterias e esquentar ainda mais o motor que guia o forró pela cidade. "Em média, fazemos umas cinco paradas, uma delas, por exemplo, nos Mercados. Lá, além do turista poder beber uma água ou comer algo tradicional de Sergipe, ainda pode ver um pouco mais de um dos espaços mais movimentados de Aracaju. Essas paradas são importantes para que os detalhes sejam apreciados. Em cada uma delas, o turista aproveita para dançar mais um pouquinho também", destacou a guia.  

Turismo aquecido

Além de fomentar a cultura local, a Marinete do Forró serve como um dispositivo que aquece o turismo, importante ferramenta para a economia da cidade, como ressaltou Maurício Oliveira, superintendente da Fecomércio. "O turismo representa uma cadeia importante. Você movimenta cerca de 50 atividades quando incentiva o turismo. A Marinete é uma referência bonita que traz a nossa festa, fala das coisas da nossa terra. Todo turista tem interesse em andar, é fundamental que a gente mantenha viva essa tradição da terra para que as pessoas venham aqui e conheçam Sergipe", destacou.

Para João Ávila, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), a Marinete do Forró é uma iniciativa de extrema importância. "O turista quando chega, particularmente aquele que se hospeda na Orla de Atalaia, e a gente sabe que é a grande maioria, e encontra um equipamento como esse, cria uma condição lúdica para que ele possa participar de uma coisa que é a cara do sergipano. Aracaju, que é a principal cidade turística do nosso estado, não só por ser a capital, apresenta as coisas de uma maneira muito maior e isso atrai as pessoas, mexe com o turismo e com a economia de uma maneira geral, afinal, muitos empregos são gerados nessa época do ano por ser um período em que, tradicionalmente, recebemos mais gente de fora", concluiu.

 

Twittar Curtir
TAMANHO DA FONTE A+ A-
Prefeitura Municipal de Aracaju
Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos Rua Frei Luís Canelo de Noronha, 42 - Conj. Costa e Silva - CEP 49097-270
Aracaju, Sergipe - Brasil - Fone: (79) 4009-7800

Swapi Agência Digital