Prefeitura de Aracaju investe em educação infantil

Agência Aracaju de Notícias
17/06/2017 09h00

Enquanto os pais trabalham, mais de cinco mil crianças até cinco anos de idade estão sendo cuidadas e aprendendo nas creches municipais de Aracaju. Através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Prefeitura dispõe de 29 unidades de educação infantil com opção para apenas um turno ou período integral.

Com a nova gestão, os pequenos contam com toda estrutura básica regularizada, com merenda de qualidade e seguindo as normas nutricionais, estrutura física recebendo reformas e reparos, atividades lúdicas e metodologias diferenciadas. Tudo isso reflete uma das prioridades da administração municipal: a educação.

De acordo com a secretária adjunta da Educação, Maria Antônia Arimateia, "a atual gestão regularizou o fornecimento das merendas, material de higiene e limpeza. Já estamos providenciando um novo processo licitatório para os contratos que irão vencer em breve, para que a gente continue sem nenhum atraso de fornecimento".

Com todas as necessidades básicas supridas, o foco principal é a melhoria da parte pedagógica. Desde o início do ano, já foram realizadas cinco capacitações direcionadas aos cuidadores, professores e coordenadores da educação infantil, com temas variados, como a formação em educação infantil e direitos humanos, saúde, combate à violência e abuso, possibilidade de autonomia da criança e valorização da primeira infância.

Para a coordenadora da Educação Infantil, Núbia Lira, houve uma grande melhoria na parte pedagógica devido às qualificações que estão sendo proporcionadas. "As ações estão sendo bem recebidas pelos profissionais da educação infantil, entre elas, o projeto ‘Hoje tem história', que também está sendo muito elogiado. Através dele, o caminho da leitura na infância está sendo incentivado, quando os contadores de história visitam as creches com muita música e alegria", ressalta.

A carência de cuidadores deixada pela administração anterior também já teve grande parte suprida. Até o momento, já foram contratados 29 novos cuidadores e a segunda lista já foi convocada. Com isso, será equilibrar a necessidade de profissionais para a quantidade de alunos.

Estrutura

Com o objetivo de melhorar o ambiente escolar para alunos e professores, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou um contrato de manutenção da estrutura das unidades há dois meses, no valor de R$ 1,9 milhão. As escolas municipais haviam passado por um período crítico de dois anos sem qualquer tipo de reparo e agora esses serviços já estão restabelecidos de acordo com as solicitações feitas pela Semed.

"Após dois anos sem manutenção, as escolas voltarão a ter o cuidado necessário para que continuem sendo um espaço agradável para receber alunos e professores", afirmou o prefeito de Aracaju.

Inauguração

Há dois meses, também foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho, localizada no bairro 17 de Março. A unidade de ensino atende a 250 crianças. A instituição de ensino recebeu as adequações necessárias, como a construção de uma cozinha e de uma lavanderia, além da colocação de todo o mobiliário.

Essa obra foi iniciada na gestão anterior de Edvaldo Nogueira, ainda em 2012, mas a administração passada deixou a creche inacabada e sem condições de funcionamento. Assim que assumiu o governo municipal neste ano, o prefeito determinou que a obra fosse priorizada.

Josileide Ferreira trabalha como recicladora e tem um filho que estuda na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho. Para ela, a estrutura de ensino municipal oferecida pela Prefeitura transmite segurança e a certeza de que o futuro de seu filho está sendo construído da melhor forma. "Ele está aprendendo muito, a creche é tranquila e tem tudo. É muito bom ter o lugar certo para deixar meu filho", reforça.

A diarista Ana Lúcia Ferreira antes não tinha onde deixar sua filha, mas agora pode ir trabalhar sabendo que a menina estará em boas mãos. "Antes era péssimo, eu não podia trabalhar por não ter onde deixar minha filha. Agora eu fico tranquila, aqui é tudo muito organizado e a alimentação oferecida é muito boa", afirma a diarista.