Cemca faz festa junina para crianças e adolescentes que fazem tratamento contra obesidade

Saúde
19/06/2017 13h04

O Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) fez a festa junina do grupo “Cheinhos de Alegria”, que faz tratamento contra a obesidade. A comemoração aconteceu na manhã desta segunda-feira, 19, para as crianças e adolescentes que todos os meses se reúnem para avaliar o tratamento, e contou com a presença dos familiares e da equipe de profissionais que acompanham o grupo.

Para a gerente do Cemca, Itanamara Buarque, é muito importante reunir os jovens neste momento festivo. “É uma dinâmica de interação entre as crianças e adolescentes e os profissionais que trabalham com eles. Isso é muito benéfico para ter mais integração entre eles mesmos, maior aceitabilidade e para perceber o lado positivo do tratamento. Parabenizamos também os pais que sempre apoiam as nossas ações”, explicou a gerente.

Segundo Rosimeire Santana de Jesus, mãe de Jorge Alan Santana Santos, que faz o tratamento há dois anos contra o sobrepeso, é um momento muito agradável. “O tratamento no início é difícil porque muda a alimentação da família toda, mas depois nos acostumamos. Mas esta integração nas reuniões mensais e principalmente as festas que são realizadas aqui são muito boas”, opinou Rosimeire. Ela informou que o filho está com 1,70 m e 71 kg. “Antes o sobrepeso prejudicava muito os joelhos e os pés dele, agora ele não reclama mais de dor”, enfatizou a mãe.

Houve uma quadrilha junina, sorteios de brindes para os adolescentes que mais perderam peso no último mês e a banda que tocou foi formada pelos trabalhadores do Cemca. O grupo “Cheinhos de Alegria” auxilia crianças e adolescentes que têm diagnóstico de sobrepeso e obesidade a reduzir o peso, como também prevenir e controlar doenças secundárias. O grupo é composto por cerca de 60 pessoas e é formado por diversos profissionais como médico endocrinologista, nutricionista, enfermeira, psicóloga, assistente social, psicopedagoga e um profissional voluntário de educação física.