Edvaldo prestigia homenagem à família Prata, fundadora do Hospital do Câncer de Barretos

Agência Aracaju de Notícias
19/06/2017 23h23

O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou, nesta segunda-feira (19), a entrega do título de cidadão sergipano, pela Assembleia Legislativa do Estado, a Henrique Eduardo Prata, diretor-geral do Hospital do Câncer de Barretos. Além de receber a homenagem, ele representou sua mãe, Scylla Duarte Prata, fundadora do hospital, a quem também foi dedicado um título de cidadania. O parlamento estadual homenageou ainda Ranulpho Hora Prata, fundador da cadeira 7 da Academia Sergipana de Letras, e Paulo Prata, fundador do Hospital do Câncer de Barretos - ambos já falecidos - com a outorga da Medalha da Ordem do Mérito Legislativo.  

"Fiquei impressionado com o trabalho que esta família desenvolveu através do Hospital do Câncer de Barretos. Nós já conhecíamos a história de Ranulpho Prata, de quem se originou esta família sergipana, que foi para o interior de São Paulo, onde construiu esta obra maravilhosa, que é um paradigma e exemplo do tratamento de câncer para o Brasil e o mundo. Ele mostrou que é possível, com trabalho, dedicação, com objetivos e ideais do bem comum construir projetos tão incríveis como estes. Esta sessão da Assembleia Legislativa foi a oportunidade de homenagear uma família de sergipanos que fizeram o bem e que trazem para nós a possibilidade de construir em Sergipe um projeto que tenha como exemplo a obra de Barretos", declarou o prefeito.

Em seu discurso, Henrique Hora Prata destacou o trabalho da bisavó, Ana Hora Prata e do avô Ranulpho Hora Prata. "A minha bisavó, Ana Hora Prata fundou em Simão Dias, em 1919 a primeira Casa de Misericórdia, com a participação do seu filho, Ranulpho Prata, um médico que se tornou um grande escritor, sobre o qual todo sergipano devia conhecer. É a história de uma família sergipana, extremamente temente a Deus que fez o ato de servir ao próximo na mais profunda das essências. Esta família fez a diferença aqui em Sergipe e essa semente germinou o grande Hospital do Câncer, em Barretos, na gestão do meu pai Paulo Prata, filho do Ranulpho", ressaltou.

Henrique Prata destacou que seu pai Paulo Prata, idealizador do Hospital de Câncer de Barretos, foi um dos precursores da medicina mais humanizada no país. "É a medicina de melhor performance no câncer do Brasil e da América Latina, que inveja os grandes centros do mundo, porque toda a medicina que existe como a nossa de alta tecnologia, é com viés financeiro. O Hospital de Barretos é o único que faz medicina de ponta sem viés financeiro. Ela nasceu dos princípios de valores de uma família que nasceu no Estado de Sergipe há mais de 100 anos e persiste nesses valores encantando o Brasil e o mundo, sem meia boca e sem meia verdades para tratar os pobres. Uma medicina de prevenção, de assistência, estudo e pesquisa", enfatizou.

Para ele, a homenagem feita pela Assembleia Legislativa tem um significado especial. "O sentimento hoje é de gratidão, em saber que desta terra nasceu uma família com uma profunda aliança com Deus, de fazer justiça social e usar seus valores, seus dons, seu dinheiro para ajudar ao próximo, sem se envaidecer. Hoje é o reconhecimento deles, por isso estou muito satisfeito de estar aqui. Não sou muito de receber homenagens, mas essa me envaidece. Estou muito orgulhoso", destacou.

A concessão dos títulos de cidadania foi de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo. Já a outorga da medalha foi iniciativa da deputada Ana Lúcia Vieira. Os demais parlamentares aprovaram as homenagens. "Honra-me sobremodo ser o autor dos Títulos de Cidadania a dois benfeitores, que na busca da saúde para aqueles que mais sofrem nesse país com o câncer. Os homenageados se destacam pelas ações que empreendem em prol dos mais pobres, procurando diminuir a dor e o sofrimento daqueles que lhe batem às portas e os recebem com sinceridade e espírito superior, espalhados nos seus gestos para com os próximos e nos ensinamentos", afirmou Luciano Bispo em discurso lido no plenário pelo também deputado Luciano Pimentel. Bispo estava em viagem.

"É com grande orgulho e alegria que, em nome da Assembleia Legislativa de Sergipe, entrego nesta tarde a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, in memoriam, a dois homens que orgulham Sergipe pela postura humanista e solidária: o grande literata e médico Ranulpho Hora Prata e seu filho, o também médico e fundador do Hospital do Câncer de Barretos, Paulo Hora Prata", complementou a deputada Ana Lúcia.

Compareceram à sessão especial o governador Jackson Barreto, o senador Eduardo Amorim, o prefeito de Lagarto Valmir Monteiro, os deputados estaduais Garibalde Mendonça, Georgeo Passos, Capitão Samuel, Zezinho Guimarães e Silvia Fontes, além do vereador Thiaguinho Batalha.