Fundat incentiva produção artesanal junina com material reciclado

Formação para o Trabalho
20/06/2017 11h00

Poder ganhar uma renda extra e ainda contribuir para a preservação do meio ambiente. Esta foi a proposta dos cursos de Decoupage em Vidro (30h) e Material Reciclado (30h) oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Com a proximidade dos festejos juninos, as capacitações também estiveram direcionadas a ensinar produções de peças artesanais decorativas alusivas à época festiva. Os cursos foram ministrados na Unidade de Qualificação Profissional José Joaquim dos Santos, situada no bairro Coroa do Meio e no Centro de Produção e Unidade de Qualificação, localizada no bairro 17 de Março, respectivamente, e foram encerrados na tarde desta segunda-feira, 19.

Presentes no encerramento, os representantes da Fundat agradeceram o empenho da turma e explanaram sobre a necessidade de dar continuidade ao que foi aprendido em sala de aula. Além de fomentar o empreendedorismo para que esses alunos consigam autonomia e possam, assim, gerar renda. Para a instrutora do curso de Decoupage em Vidro, Marta Santos, o foco do aprendizado foi a conscientização da sustentabilidade e preservação do meio ambiente utilizando-se da criatividade para desenvolver peças ligadas ao período do São João.

“Ensinei o passo a passo, que vai desde o recolhimento do material que iria para o lixo até o processo de pintura usando o pincel de diferentes tipos, reutilizamos materiais que temos em casa, como vidros, revistas, azulejos, tecidos, caixas de papelão”, explica Marta, ressaltando a possibilidade deles também adquirirem lucro com esta atividade. “As três palavras importantes são criatividade, inovação e sustentabilidade”, acrescenta.

Para a instrutora do curso de Material Reciclado, Hortência Borges, que há 25 anos atua como artesã, o curso não apenas estimula o trabalho manual, mas contribui com a autoestima, diminui a ociosidade, promove a geração de renda, e colabora com a natureza. “Eles [os alunos] gostaram, o retorno foi muito bom, estou muito feliz pela transformação destas pessoas, a minha missão foi cumprida”, conta a instrutora que também trabalha como costureira. “Toda vida fiz trabalhos manuais, é algo que gosto muito”, diz.

Sala de aula

A aluna Rosemary Nascimento, 52 anos, mora no bairro Orlando Dantas, e sua atividade atual é com a costura. “Aprendi coisas diferentes, aprender sempre é bom porque a gente nunca sabe de tudo. Amei, a gente aproveita muita coisa que antes jogava fora, amplia o seu trabalho, hoje não jogo mais nada fora, além de limpar um pouquinho mais o nosso planeta”, comenta.

Já Thaynara Santos da Silva, 20, estuda ensino médio, mora no bairro 17 de março e, pela primeira vez, tem contato com artesanato e com a Fundat. “Não queria fazer o curso antes , mas para não ficar em casa decidi fazer. Aprendi coisas simples que eu nem fazia ideia que poderia. Nunca fiz trabalho manual, mas, agora, estou muito interessada e pretendo treinar em casa”, conta.