Guarda Municipal promoverá curso de Inteligência em segurança pública

Guarda Municipal
20/06/2017 17h59

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realizará, entre os dias 3 e 7 de julho, o primeiro Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública (CBISP) para guardas municipais da própria instituição, além de convidados do interior e de outras instituições de segurança pública e Forças Armadas.

"As transformações econômicas, políticas, sociais e tecnológicas no mundo globalizado, levam as organizações a valorizar a informação e o conhecimento como recursos estratégicos organizacionais. Dessa forma, a utilização de ferramentas de assessoria com fundamento na atividade de inteligência é imprescindível para nossas atividades em nossos dias", afirma Fernando Mendonça, diretor geral da GMA.

O curso com duração de 20 horas buscará desenvolver ações especializadas e orientadas para a produção e difusão de conhecimentos com o propósito de assessorar as autoridades nos respectivos níveis e áreas de atribuição no planejamento, execução e acompanhamento das ações de segurança pública.

Além de integrantes da GMA, atuarão como instrutores do curso, profissionais da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol), Coordenadoria Geral de Inteligência de Segurança Pública do estado de Sergipe (Cogesisp).

Durante a cerimônia de abertura do curso, será criada a Comunidade das Agências de Inteligência Municipais do Estado de Sergipe (Cagimes), com a presença dos comandantes de praticamente todas das Guardas Municipais do estado. Encabeçado pela Guarda Municipal de Aracaju, o projeto, inédito no país, visa contribuir de forma efetiva na prevenção e combate aos crimes nos municípios que contam com a presença da Guarda Municipal, além de buscar a integração e a colaboração mútua entre as próprias Guardas Municipais e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SE), bem como a ampliação da rede de informações estratégicas e o fortalecimento institucional das corporações.