Ocupe a Praça junino fomenta nordestinidade e dá passagem a coletivos culturais

Cultura
21/06/2017 12h42

A união do Centro Cultural com a praça General Valadão e, ao fundo e não menos importante, o Rio Sergipe, compõe o cenário perfeito para o Ocupe a Praça, projeto desenvolvido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD). A cada edição, a ideia inicial de criar uma nova cena cultural em Aracaju vem se expandido e, nestes dias 21 e 22 de junho, uma edição especial junina vai contar com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Cacimba Vídeos e diversos food trucks.

Durante estes dias, além do desenvolvimento da proposta do projeto, elementos essencialmente juninos e tipicamente nordestinos, farão parte da ação. Diferente da composição rotineira, quando é realizado sempre na primeira e na última quarta-feira de cada mês, na edição especial, a programação conta com dois dias de evento. “Fomos ousados em ampliar os dias do evento nesta edição especial, mas foi essencial para enquadrar o nosso desejo de fomentar essa cultura junina que é tão presente no dia a dia do nordestino”, ressaltou Carol Westrup, diretora do Núcleo de Produção Digital.

Além de ressaltar as características juninas, o Ocupe a Praça especial vai oferecer uma atividade cultural que também aconteça de outras formas em consonância com o cinema, a poesia e a discotecagem. Assim, o evento vai contar com feirinha gastronômica, incluindo seis food trucks com comidas típicas e um mestre cervejeiro, exibição de filmes e shows musicais.

A programação inicia nesta quarta-feira, 21, a partir das 19h, com a feirinha gastronômica. Às 19h acontece a exibição do filme "A Luneta do Tempo", dirigido por Alceu Valença, com a presença do diretor de produção Arthur Peixoto, e às 22h terá discotecagem junina com o DJ Rafa Aragão.

Já no dia 22, o evento também começa às 19h com a feirinha gastronômica, às 19h tem a exibição do documentário "Danado de bom", da Cacimba Vídeos, e às 20h30 tem apresentação do Sarau da Quebrada com Guerrilheiras do Rap, Lari Lima e Coletivo Entre Becos.

Atrações

Todos os componentes da edição especial são genuinamente instigadores da cultura nordestina. Segundo Carol Westrup, cada um deles foi pensando de forma minuciosa a fim de garantir não somente a qualidade do evento em si, mas o fomento a aquilo que faz parte do Nordeste. “Um dos atrativos desta edição será a projeção feita por um VJ com imagens da fotógrafa da Funcaju, Edinah Mary, com uma rica seleção de imagens da cultura junina. Outro exemplo é a apresentação do DJ com clássicos do forró. Para além disso, a exibição do filme e do documentário são uma atração à parte pela representatividade, assim como o Sarau da Quebrada e o Coletivo Entre Becos, ricos em significados e expressões”, comentou Carol.

O filme “A Luneta do Tempo”, tem uma relação muito próxima com o prefeito Edvaldo Nogueira e com o ex-governador de Sergipe Marcelo Déda. Para a sua composição, Alceu Valença contou com horas de conversa com a dupla. Ao falar sobre o cangaço, o filme traz pitadas da cultura junina e fortifica a imagem da expressão nordestina. A exibição contará com a presença do produtor do filme, Arthur Peixoto, um dos nomes mais respeitados da área no Brasil.

“Danado de Bom”. O nome é bem sugestivo para um documentário que trata sobre o parceiro de Luiz Gonzaga. Ele será exibido praticamente pela primeira vez, já que ainda não entrou no circuito, sendo que sua estreia nacional está marcada para o dia 29 de junho.

Com a apresentação do Sarau e do Coletivo, o Ocupe a Praça fortifica movimentos antes marginalizados, porém, que vêm ganhando voz e espaço. “Quando juntamos a juventude do Santa Maria (Sarau da Quebrada), com a sua poesia marginal, e o Coletivo Entre Becos demonstramos o amadurecimento do processo de abertura do diálogo com os coletivos culturais de Aracaju. É preciso sair dos eixos já conhecidos para dar visibilidade ao que era muitas vezes abafado. É necessário dar protagonismo ao que é desenvolvido nas periferias e traduzem a nossa cultura”, ressaltou Carol Westrup.

A diretora do NPD afirmou ainda que a intenção é reservar uma das quartas-feiras de cada mês para uma edição temática do Ocupe a Praça. “Já estamos organizando outras edições especiais durante o restante do ano, assim poderemos trabalhar temas ou momentos tão relevantes quando o junino e, claro, que ressalte o fomento à nossa cultura”, completou.


Programação do Ocupe a Praça Edição Junina:

Dia 21/06 (quarta-feira)
19h - Feirinha Gastronômica na General Valadão
19h - Exibição do Filme "A Luneta do tempo" com a presença do diretor de produção Arthur Peixoto
21h - Discotecagem junina: DJ Rafa Aragão, Rural do Forró e VJ Gabriel Barreto.


22 de junho (quinta-feira)
19h - Feirinha Gastronômica na General Valadão
19h - Exibição do Documentário "Danado de Bom" em parceria com a Cacimba Vídeos
20h30 - Sarau da Quebrada "Guerrilheiras do Rap, Lari Lima e Coletivo Entre Becos