Festa junina reaviva dignidade e inclusão dos usuários da Assistência

Assistência Social e Cidadania
21/06/2017 17h25

Como forma de marcar o São João, tradição cultural de resgate e orgulho do povo nordestino, a Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc) realizou durante toda esta terça-feira, 21, várias atividades em seus equipamentos alusivas aos festejos juninos.

Regados a muito forró, o dia começou animado para os usuários do Centro Dia. Ao som de muito xote, xaxado e baião, foi proporcionado um passeio pelos pontos turísticos da capital, a bordo da já conhecida Marinete do Forró. Para Adriel de Souza Gama, de 19 anos, uma manhã diferente e gratificante. "Eu dancei, curti bem e estou feliz. Sempre participo dos eventos aqui do Centro Dia e gosto muito", explicou entusiasmado.

"São pessoas com deficiência, seja física ou intelectual, que estão sendo colocadas neste momento tão característico de nossa cultura, trabalhando a importância da interação social. A alegria deles só demonstra o quanto é essencial não os isolar. Afinal, nós temos um trabalho de ajudar a desenvolver a autonomia dessas pessoas e a inclusão, para que elas sejam vistas de uma maneira comum, como todos nós", afirmou a educadora social do Centro Dia, Cristiane Braga.

Dando continuidade às festividades, em parceria com a Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também foi realizado um arraial para os homens, mulheres e crianças atendidos pelo Centro Pop. Com direito a música, comidas típicas e tudo que uma festa junina merece ter, a ação foi realizada com foco no resgate à cidadania. "Nós nos sentimos invisíveis para a sociedade e a partir de eventos como esse percebemos que a Prefeitura se importa com a gente", lembrou o artesão em situação de rua, Clodoaldo Conceição Moreira.

Para a vice-prefeita e secretária da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, um momento de integração e garantia de direitos. "O que nós queremos hoje é integrar as equipes da Assistência e da Saúde, fazendo com que os nossos usuários tenham um dia agradável, de festividade e mostrar que eles são cidadãos de direito, são pessoas que vivem em uma situação extremamente vulnerável, mas que devem ser respeitados."  

"Hoje nós viemos aqui para prestigiar a festa do Caps AD e do Centro POP, que são os nossos maiores parceiros. Sem sombra de dúvidas é muito bom encontrar com as pessoas que acompanhamos em uma outra situação que não é a de rua e podemos conviver em um ambiente festivo", destacou Vagner Mendonça, representante do Caps AD.

Em meio às comemorações, a organização sem fins lucrativos, a Cruz Vermelha, fez a doação de agasalhos, repelentes e roupas para serem distribuídas aos beneficiários do Centro Pop. "Nós costumamos trabalhar exatamente com essa ajuda às pessoas que necessitam porque o que nós queremos é trazer mais dignidade a essas pessoas e trabalhar na real necessidade e nesse tempo frio os agasalhos são fundamentais", esclareceu Ana Paula Silva Santiago, representante da Cruz Vermelha em Sergipe.