Assistência promove Integração e Inclusão em festa de festa junina do Centro Dia

Assistência Social e Cidadania
22/06/2017 14h48

Integração e inclusão. Foi com esse objetivo que foi realizada na manhã desta quinta-feira, 22, a festa junina do Centro Dia. Realizada pelo equipamento da Secretaria Municipal da Assistência Social (Semasc) que atende jovens e adultos com algum tipo de deficiência, a comemoração também contou com a presença da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através de representantes da Unidade de Saúde da Família Amélia Leite.

"Um dia como esse no Centro Dia tem uma importância muito grande. Nós fizemos uma integração entre a comunidade e o público que é assistido pelo equipamento, principalmente porque muitas vezes a única porta de entrada que essas pessoas  têm de acessar o divertimento é através do equipamento da Assistência", destacou a vice-prefeita e secretária da Assistência Social, Eliane Aquino.

Eliane ainda falou sobre o trabalho conjunto com a Unidade de Saúde de Família Amélia Leite, que hoje cuida e acompanha os beneficiários do Centro Dia. "O papel do poder público é agir de maneira unificada, para que essa integralidade funcione de maneira fluida. Fazer essa junção é essencial para que possamos proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos. Corpo são e mente sã também", disse.

"A junção dos trabalhos entre a Saúde e a Assistência só fortalece as ações do município em prol da população e da administração municipal, para que a gente possa exercer as políticas públicas para a comunidade. A festa de hoje é resultado e desfecho do trabalho coletivo e estamos vendo, na prática, que vale a pena o investimento na interdisciplinaridade dentro da gestão", destacou a assistente social da unidade, Marta Batista.

Respirando São João. Foi assim que Isabela Cardoso, usuária do Centro Dia, contou que estava se sentindo durante a festa. Beneficiária do Centro Dia, ela está em todas as comemorações e diz não perder uma sequer. "Eu amo vir para cá. Vim de Rainha do Milho e quero dançar muito forró. Eu amo quando tem festa porque eu me divirto com meus amigos!", conta.

"Esse mês inteiro estamos trabalhando a cultura nordestina dentro dos serviços, reunindo nesta grande festa a comunidade local e os usuários. Essa é a hora de a comunidade em geral perceber que, apesar das deficiências, essas são pessoas que conseguem participar e realizar qualquer atividade. Ou seja, não há limites para elas", explicou o coordenador do Centro Dia, Murilo Oliveira.