SMS reabre salas de odontologia de unidades de saúde

Saúde
22/06/2017 15h44

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) não tem medido esforços para melhorar ainda mais a assistência à população. Desde o início da atual gestão, a pasta já reabriu e colocou em funcionamento quatro salas de odontologia de Unidades de Saúde da Família (USFs) que estavam interditadas, devido à falta de aparelhos de ar condicionado. Foram elas: José Machado de Souza, Amélia Leite, Cândida Alves e Anália Pina de Assis.

Segundo Simone Ribeiro, coordenadora do Programa de Saúde Bucal da SMS, a reabertura das salas traz grandes benefícios para população e também para os servidores. "Em 2016 algumas salas de odontologia foram interditadas pelo Conselho Regional de Odontologia e também pela Vigilância Sanitária Municipal porque estavam sem ar condicionado e, consequentemente, não estava havendo qualidade nos atendimentos. Mas conseguimos instalar os aparelhos de ar e já reabrimos as quatro salas que estavam sem funcionar. A população, que estava carente de atendimento odontológico, já está sendo assistida e os servidores retomaram devidamente ao trabalho", disse.

Além da reabertura das salas, também foram instaladas novas cadeiras odontológicas em quatro unidades: Madre Tereza de Calcutá, Maria do Céu, José Augusto Barreto e Irmã Caridade. "A antiga administração adquiriu as cadeiras, mas não fez a instalação delas. Todas ficaram nos corredores das unidades ou em depósitos, totalmente mal acondicionadas. Mas já fizemos a instalação delas em quatro unidades de saúde. Somente as da unidade Irmã Caridade ainda não estão funcionando porque não temos ainda equipe de saúde bucal no posto, mas a Saúde já está providenciando essa questão", afirma Simone.

A doméstica Josefa de França, por exemplo, que é usuária da Amélia Leite, conta que está feliz com a volta do serviço. "Estava com dificuldade pra fazer tratamento odontológico porque ficamos mais de um ano sem dentista na Amélia Leite. Estou muito feliz com o retorno do serviço na unidade e já estou indo para a segunda consulta. É muito bom ter uma assistência assim gratuita e de qualidade próximo à minha casa. Toda a população da região está feliz com a reabertura da odontologia", comenta.

Materiais e equipamentos

A coordenadora do Programa de Saúde Bucal conta ainda que as unidades já receberam a maior parte dos materiais e insumos que estavam em falta desde o ano passado, e outros já estão em processo de licitação para a compra.

"Encontramos a rede com um déficit enorme de materiais e insumos para a odontologia, mas já recebemos a maior parte deles e estamos com processo de licitação para a compra de mais e também de outros equipamentos. Assim, conseguiremos melhorar ainda mais os atendimentos odontológicos", declara.

CEO

Outro avanço que também merece destaque é a reabertura da radiologia e do atendimento aos pacientes com necessidades especiais do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), do bairro Augusto Franco, que ficaram sem funcionar por mais de cinco meses.