Diretor da GMA conhece esquema de segurança da Petrobras

Guarda Municipal
21/06/2017 17h00

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) visitou na última quarta-feira, 21, a sede da Unidade de operações de exploração e produção da Petrobras em Sergipe a fim de conhecer o esquema de segurança utilizado pela estatal federal. Além do diretor, integrantes da coordenadoria de inteligência estratégica foram recebidos pelo gerente setorial de inteligência e segurança corporativa da instituição, Geldram Franco.

Entre outros exemplos foram apresentados o sistema de acesso de pessoas e veículos e o sistema de identificação de servidores, visitantes e a utilização de cancelas eletrônicas e sistema de vídeo monitoramento utilizado nas mais diversas unidades em todo o país.

De acordo com o subinspetor Fernando Mendonça, diretor geral da GMA, esse conhecimento poderá servir para a melhoria da segurança do Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. "Essa visita serviu para conhecer o controle de acesso da Petrobras para funcionários, terceirizados e visitantes. Fomos constatar o que há de mais moderno para que possamos utilizar, dentro de nossas possibilidades para otimizar a segurança da prefeitura numa forma de controlar o acesso, a fim de resguardar a segurança do espaço e das pessoas que para lá afluem", afirma o diretor.

A partir de agora será elaborado um relatório mostrando entre o que foi visto, o que pode ser adaptado às nossas peculiaridades. Esse relatório deverá ser encaminhado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) para posterior encaminhamento ao prefeito.

A visita serviu também para convidar de forma oficial os integrantes do núcleo de segurança corporativa da unidade para participar do curso de inteligência em segurança pública que será realizado pela Guarda Municipal entre os dias 03 a 07 de julho. "Agradecemos à Guarda Municipal de Aracaju pela disponibilidade das vagas no curso. Nosso núcleo é responsável entre outras situações por manter um contato constante com as forças de segurança pública em todos os níveis, desde as municipais às federais. Como praticamente todo o conhecimento que o núcleo possui provém da prática, nada mais válido do que obter conhecimento empírico, vindo das mais variadas fontes do saber da segurança pública em Sergipe", afirma Franco.