Exibição do filme “Danado de Bom” e apresentação do “Coletivo entre Becos” marcam último dia da edição junina do ‘Ocupe a Praça’

Cultura
23/06/2017 00h05

Discutir sobre a importância do audiovisual na programação junina e apoiar as tradições do São João. Esse foi o objetivo da realização da edição especial do projeto “Ocupe a Praça”, em comemoração aos festejos juninos, realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD). 

Na noite desta quinta-feira, 22, o público que visitou o Centro Cultural de Aracaju pode conferir o filme “Danado de Bom”, dirigido por Deby Brennand. A trama conta a história de João Silva, um dos maiores compositores de músicas populares nordestinas com sucessos conhecidos de muitos artistas renomados, a exemplo de Luiz Gonzaga, através de depoimentos de artistas e amigos e de alguns materiais arquivados.
 
Após a exibição do filme, que ocorreu na Sala Walmir Almeida, foi formada uma mesa redonda com amantes do audiovisual e admiradores do trabalho de João Silva. O diretor de cinema e vídeo, Beruch Blumberg, o pesquisador da música e da cultura nordestina, Paulo Correia, e o pesquisador e ex-presidente da Funcaju, Chico Buchinho, formaram a mesa de debates. 

“Gostaria de parabenizar pela iniciativa do NPD de realizar esse evento, que faz essa ligação entre o cinema e as praças públicas. Tenho certeza que todos que vieram prestigiar o ‘Ocupe a Praça’ ganharam muito assistindo a esse filme, que fortalece a beleza da cultura nordestina através de suas canções”, destacou Chico Buchinho.“João Silva teve uma grande contribuição na produção musical do nosso país, eu tive a honra de conhecê-lo e torna-se amigo dele, fico muito feliz em ver essa homenagem ao nosso eterno poeta”, complementou Paulo Correia.
 
E quem disse que no São João só tem espaço para o forró? O grupo denominado “Coletivo entre Becos” encantou o público com a mistura da música acústica com o rap por meio da literatura marginal, “O rap é um estilo musical que devemos propagar independente das datas, porque as pessoas precisam escutar as mensagens das ruas”, disse Kian Lemos, idealizador do grupo.

Outra integrante do grupo que deixou as pessoas encantadas foi jovem cantora de apenas 16 anos, Lari Lima, que através de seu forte timbre agitou o evento. Para ela, essas realizações são muito importantes para propagação do seu trabalho. “Os jovens precisam de cultura e as praças são ótimos lugares para disseminar os aspectos culturais e também para mostrarmos o nosso trabalho”, observou.
 
A coordenadora do NPD, Carolina Westrup, comemorou o sucesso do evento. “Foram duas noites incríveis, onde juntamos vários movimentos artísticos e exibimos filmes que retratam a cultura do São João. Eu fico muito feliz pelo sucesso do evento, porque além de contribuir com a fomentação cultural, temos ainda a oportunidade de incentivar os comerciantes com a nossa feira gastronômica”, explicou Carol.


Ocupe a Praça
 
O evento que acontece na primeira e última quarta-feira de cada mês é mais uma tração cultural na capital sergipana. É desenvolvido pela Funcaju, através do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPD), e tem como objetivo revitalizar a Praça General Valadão e fomentar o audiovisual local.